Alagoanos criam rede de amizade dentro de transportes coletivos

Café da manhã e festas de aniversário são realizadas em ônibus e em transportes complementares de Maceió

Notícias
 

Fonte: Gazetaweb.com  |  Autor: Madysson Weslley  |  Postado em: 18 de julho de 2016

 

A rotina de acordar cedo, enfrentar o trânsito congestionado nas principais vias de Maceió, passar horas dentro de um transporte pode ser cansativa e angustiante. Mas, para driblar situações como estas, passageiros de ônibus e de veículos complementares têm desenvolvido estratégias divertidas e até mesmo inusitadas para reverter os problemas que são causados por questões ligadas à mobilidade na capital.  

 

Já imaginou entrar em um ônibus e encontrar passageiros, motorista e cobrador realizando uma verdadeira festa de aniversário, com direito a bolo, refrigerante e até balões? E um micro-ônibus passar a ser conhecido pelo nome de "Micro-ônibus do Café", já que todos os dias os viajantes fazem a primeira refeição dentro do veículo?

 

As auxiliares de cozinha Hozana Silva, 32 anos, e Givanilda Oliveira, 33 anos, sabem muito bem como é esta realidade. Passageiras diárias de um micro-ônibus que faz a linha Atalaia-Maceió, elas contam que toda manhã, compartilham o cafezinho e os pães com os amigos do transporte alternativo. Quando a data é mais importante tem bolo e até pizza nas primeiras horas do dia.

 

Givanilda mora no conjunto Rio Novo e entra no micro-ônibus antes da colega de trabalho Hozana. Ela conta como foi o início de toda esta história. "Tudo começou com o Seu Biu. Ele sempre trazia algum lanche para comer no trabalho, só que às vezes distribuía dentro do carro. Algumas pessoas começavam a pedir e a gente não achou justo que só ele trouxesse. Então, combinamos que todos os dias cada um levaria alguma coisa para comer dentro do micro-ônibus", relata.

 

"Quem trouxe a primeira garrafa de café foi o cobrador. Aí decidimos que a cada dia uma pessoa levaria a garrafa para casa e traria no dia seguinte. Isso já tem uns sete meses, e nunca falha. Todos os dias, estamos lá com o café e o nosso pãozinho. É sagrado", conta a cozinheira Hozana Silva.

 

Ela disse que o momento do café tem um ponto marcado. "Quando chega em um determinado local na Via Expressa, a gente aproveita que o carro já está mais vazio e vai todo mundo para as cadeiras da parte de trás. Lá a gente distribui os copos, serve o café e faz a refeição", descreve.

 

As amigas afirmam que esta parceria fortaleceu os laços de amizade dos passageiros. "Recentemente, uma senhora começou a vir no micro-ônibus e já chegou contribuindo. Daí por diante todos os dias ela toma café com a gente. Para ser sincera, ainda nem sei o seu nome", disse Nilda.

 

Elas afirmam que a relação entre as pessoas que fazem parte do "cafezinho" vai muito  além dos momentos que passam dentro do ônibus. "A gente cria uma amizade. Quando alguém falta, a gente trata logo de saber porque não veio. Se alguém fica doente, a gente se preocupa. Pode parecer bobagem, mas este momento faz com que nossa viagem seja prazerosa. Mesmo com o trânsito congestionado, tem horas que quando menos percebemos já estamos no nosso destino", observa Hozana.

 

 

Passageiros de um micro-ônibus fazem a festa de aniversário do motorista

 

Um dos "eventos" mais recentes realizados dentro do micro-ônibus foi o aniversário do motorista. Elas contam que, sempre quando alguém completa aniversário, o grupo se reúne para comemorar. "Ele [o motorista] ficou muito feliz. Foi uma maneira de agradecer pelo trabalho que ele desenvolve todos os dias".

 

Mas se engana quem pensa que todo mundo que frequenta o transporte concorda com a maneira como alguns dos passageiros se comportam. "Tem gente que não gosta, que fica criticando. Uma vez eu estava sentada em uma cadeira e minha amiga atrás de mim. Entrou um casal, o senhor sentou ao meu lado e a esposa dele foi para trás. Na hora que a minha amiga foi me passar o café, respingou no homem. Ele não gostou, ficou reclamando, disse até que ia processar o motorista e a gente", diverte-se Hozana ao lembrar da ocasião.

 

Aniversário no ônibus

 

Amigos se conheceram no ônibus e montaram grupo
 

Rosenilda Alves, 26 anos, trabalha no Centro de Maceió e sempre às 18h40 ela e os amigos embarcam no ônibus que faz a linha Osman Loureiro-Centro. Ela conta que há dois anos o mesmo grupo sempre viaja no coletivo.

 

"De tanto a gente ver a mesma pessoa e conversar acaba ficando amiga. No começo deste ano, decidimos fazer o aniversariante do mês. Uma vez a cada 30 dias tem festa no ônibus. É muito divertido", revela a vendedora ao afirmar que a convivência com os amigos do ônibus ajuda a passar o tempo mais rápido no trajeto do trabalho até a casa.

 

"Com a gente é só resenha e o lanche não pode faltar. O cardápio tem de ser diferenciado, cada dia é uma comida diferente. Na quinta-feira, mesmo foi o dia da fruta", contou a passageira. 

 

Passageiros comemoram aniversário de amiga dentro do ônibus. FOTO: CORTESIA

 

Para estreitar os laços, Rosenilda conta que os colegas têm um grupo no WhatsApp, com o nome "Amigos do Centro". Ela informa também que eles já realizaram confraternização fora do ônibus e que a cada dia a amizade está mais fortalecida.

 

Leia também:

Número de acidentes envolvendo bicicletas é alto no interior de Alagoas 

Ciclistas de Maceió farão carta compromisso para candidatos às eleições em 2016 

Das 12 cidades-sede da Copa, só uma entregou sua principal obra de mobilidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário