Justiça veta mudanças no vale-transporte em São Paulo

Juíza decide que a Prefeitura da capital não pode mais diferenciar valor e número de embarques entre passageiros que usam Bilhete Único Comum e Vale-Transporte

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Idec (assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de maio de 2019

Justiça revoga decreto que cria diferenças entre b

Justiça revoga decreto que cria diferenças entre bilhetes

créditos: Reprodução/ Idec


A juíza da 9ª Vara da Fazenda Pública, Simone Gomes Rodrigues Casoretti, determinou nesta segunda-feira (27) que a Prefeitura de São Paulo suspenda as mudanças adotadas desde o final do ano passado, relacionadas aos direitos ao transporte público na capital paulista. A decisão da Justiça recai especialmente na distinção criada pelo executivo entre o Vale-Transporte e o Bilhete Único Comum, no que tange ao valor cobrado e ao número de embarques permitidos.

 

A medida, que ocorre após ação movida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Defensoria Pública de São Paulo, beneficia toda a população trabalhadora que utiliza o benefício na cidade. 

 

Mudanças

Publicada em dezembro, a portaria (nº 189/18) da Secretaria Municipal de Transportes determinou mudanças como valor de R$ 4,57 para o Vale-Transporte, enquanto a tarifa do Bilhete Único Comum  manteve-se em R$ 4,30.

 

Também foi suspenso o Decreto Municipal (nº 58.639/19) que decidiu pela redução para o Vale-Transporte no número de embarques com o pagamento de uma única tarifa. Segundo o decreto, enquanto ao Bilhete Único continua garantido para até quatro embarques no período de 3 horas, os embarques nesse mesmo caso aos usuários de Vale Transporte estão reduzidos para apenas dois.

 

Na sua decisão, a juíza enfatiza que “os usuários prejudicados com tais mudanças são justamente os integrantes dos grupos de baixa renda, que auferem de um a cinco salários mínimos, os quais, por motivos de trabalho, fazem mais de duas integrações e residem em bairros periféricos da cidade.”

 

Além da liminar concedida pela Justiça, a ação movida pelo Idec e Defensoria ainda pede que a Prefeitura de São Paulo devolva aos usuários de Vale-Transporte os valores por cada cobrança além de dois embarques; que restitua os usuários de Vale-Transporte por embarques que tenham sido pagos com a tarifa do Usuário Comum; e a condenação da Prefeitura à indenização pelo dano moral coletivo. Esses pedidos ainda serão analisados no decorrer da ação pela Justiça.

 

Leia também: 
Corte no vale-transporte em SP leva empregado a negociar benefício
Subsídio ao transporte público é investimento
Sem filas: novo aplicativo faz recarga de Bilhete Único de SP pelo celular
Rio de Janeiro lança cartão único para todos os meios de transporte
Licitação para concessão de terminais de ônibus em SP é revogada

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário