A Trilha das Memórias Negras é uma caminhada educativa e reflexiva pelo centro de São Paulo, dedicada a resgatar a memória afro-indígena que foi sistematicamente apagada do espaço urbano. Trata-se de uma ação formativa essencial para o letramento racial crítico, que convoca educadores, gestores e todos os interessados a reconhecerem as presenças e os vestígios da resistência que moldaram as cidades brasileiras e o próprio Brasil.
Objetivos
Conduzida por historiadores e especialistas em relações raciais da Inaperê, a Trilha tem como principais objetivos:
- Instrumentalizar profissionais da educação para a implementação das Leis 10.639/03 (que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e médio do Brasil) e 11.645/08 (que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e complementou a Lei nº 10.639/03, que já previa o ensino da cultura afro-brasileira)
- Promover um olhar crítico sobre o espaço público para quem não é da área da educação
- Estimular o compromisso com práticas antirracistas no cotidiano do público geral
O Percurso e a Experiência
O trajeto contempla visitas a pé por mais de 16 pontos de memória e resistência no centro da capital paulista, com uma parada de 15 minutos para descanso. Após a formação, o grupo é convidado a ampliar a experiência e o convívio em um almoço opcional, em um restaurante de culinária africana, onde cada participante custeará sua própria refeição no local.
Serviço:
Evento: Trilhas da Memória Negra - caminhada Afro-Indígena
Data: 22 de novembro
Horário: das 9hs às 13hs
Local: Escadarias da Catedral da Sé
Custo: R$110 por pessoa
Mais informações e reservas no site Sympla