Para apresentar ao público o livro "Novas faces da vida nas ruas", os organizadores e os autores participam no dia 21 de novembro de 2016, a partir das 18h30, de um seminário promovido pelos Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid).
O encontro discutirá sobre as pesquisas que resultaram nesta obra recém lançada pela EdUFSCar e pelo CEM. "Novas faces da vida nas ruas" foi organizado por Taniele Rui (Unicamp e Cebrap), Mariana Martinez (UFSCar e CEM) e Gabriel Feltran (UFSCar e CEM). Trata-se de uma coletânea com 13 capítulos, e inclui entrevistas com os cientistas sociais Marie-Ghislaine Stoffels e Philippe Bourgois.
O Seminário acontece no auditório/sala 14 do prédio da Filosofia e das Ciências Sociais (FFLCH USP), à Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária/USP.
Sobre o evento
Programa
18h30 - Abertura com Mariana Martinez, Gabriel Feltran e Taniele Rui.
Debatedores
- Anderson Miranda (liderança do Movimento Nacional Pop Rua)
- Alderon Costa (Ouvidor da Defensoria Pública do Estado de São Paulo)
- Davi Benetti (Redutor de danos e coordenador do Consultório na Rua São Bernardo do Campo)
- Heitor Frúgoli (Professor do Depto Antropologia USP).
O evento é aberto a todos
Sobre o livro
A coletânea apresenta artigos que tematizam a situação de rua na última década (2006-2016), a partir de diversas lentes: das histórias de seus moradores, passando pela assunção e construção política do Movimento Nacional da População de Rua e pelas intersecções entre rua e crack à luz dos diversos dispositivos de atenção, gestão e tratamento pelas instituições. Todos os texto são fruto de pesquisas originais, com base em pesquisa etnográfica com pessoas em situação de rua e operadores de políticas públicas. Seu intuito é examinar empiricamente a política da rua como central para pensar temas como o gerenciamento dos corpos e o controle de vidas nuas nas cidades.
Sobre os organizadores
- Taniele Rui: Professora do Departamento de Antropologia da Unicamp e pesquisadora do grupo NaMargem/Cebrap.
- Mariana Martinez: mestre e doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Na margem: núcleo de estudos urbanos (CEM/CEBRAP)
- Gabriel Feltran: Professor do Departamento de Sociologia da UFSCar e diretor científico do CEM. Coordena o grupo de pesquisa NaMargem.