Agenda

DEZ
09
DEZ
10
Náutica Floripa 2020

Data: 09 a 10 de dezembro de 2020
Cidade: Florianópolis-SC
Local: Sede da ACE - R. Cap. Euclídes de Castro, 360 - Florianópolis-SC
Organizador: ACE

Resumo: O "Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana: Náutica Floripa 2020" acontece nos dias 9 e 10/12 na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) em Florianópolis. Inscrições gratuitas.

 

A Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), com apoio das entidades: Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Floripa Sustentável, Fortur e FloripAmanhã, realiza nos dias 9 e 10/12 o "Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana: Náutica Floripa 2020”.

 

O tema da mobilidade náutica tem reflexos diretos no dia a dia das grandes cidades lindeiras ao mar, nos custos de transporte, na segurança e em outros itens relacionados à operação de uma área metropolitana como a Grande Florianópolis.

 

Ao tratar da capital catarinense, este seminário busca se adequar ao movimento mundial da litoralização das atividades humanas, e portanto tem rebatimento em diversas cidades do país.

 

A falta de mobilidade afeta cidades litorâneas, e mesmo as ribeirinhas de porte médio, como na região amazônica, e coloca a questão segurança dos transportes. O problema ainda não dispõe de muitas soluções do meio técnico. Não se tem informações de como recorrer sobre estes problemas, e especialmente em Florianópolis não se divulgam soluções embasadas em custos gerais da cidade e em benefícios que podem trazer, se corretamente enfocadas.

 

Este seminário vai discutir especialmente o efeito do Desenho Urbano, muitas vezes tratado de modo desvinculado da maioria dos Planos Diretores, que não trazem dados sobre custos das infraestruturas, ou ignoram a condição de ilha de uma cidade como a capital de SC.

 

Focado na cidade de Florianópolis, cidade polo da sua Região Metropolitana, que apresenta uma das piores mobilidades do país, este evento tratará de questões como o desequilíbrio entre locais de moradia e de trabalho, estudo, saúde, que só se agrava com o desconsiderar do transporte aquaviário.

 

A falta de um aproveitamento racional do potencial aquaviário cria condições de degradação ambiental, pois ao propor o sistema de transporte marítimo fica implícita a proposta também de preservação da qualidade do meio aquático.

 

O modo marítimo precisa entrar na equação da mobilidade sustentabilidade. No caso de Florianópolis, não se pode mais desconsiderar um modo que atua de forma tão marcante na condição insular da cidade, e que traz reflexos nas cidades vizinhas como Palhoça, São José e Biguaçu.

 

Serviço

Náutica Floripa 2020 - Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana

Dias: 9 e 10 de dezembro

Horário: das 8:30 às 18:30 horas

Local: ACE - R. Cap. Euclídes de Castro, 360 - Coqueiros, Florianópolis-SC

 

Para conferir a programação e fazer inscrição, clique aqui.


Náutica Floripa 2020

Transportes Marítimos e Mobilidade: Náutica 2020

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário