19 de março de 2015
Editorial
Somos todos pedestres. Somos todos ciclistas!

Ativistas de todo o Brasil preparam-se para avaliar os passeios públicos em suas cidades. E cicloativistas defendem o plano cicloviário de São Paulo. Nós também estamos nessa!

Lembra da Campanha Calçadas do Brasil? Entre 2012 e 2013, o Mobilize Brasil saiu às ruas para aferir o estado dos passeios públicos em doze capitais do país. Na época, conseguimos avaliar as calçadas em 102 ruas e a nota média, numa escala de zero a dez, ficou em 3,47, número que revela o pouco caso com que as autoridades tratam esse importante componente da cidade.

Caminhar é a forma de mobilidade que gera o menor impacto ao ambiente urbano. E cerca de 30% dos deslocamentos diários dos brasileiros são feitos desta maneira simples.

Passados três anos, e como pouca coisa mudou nesse panorama, estamos apoiando a maratona CalçadaCilada, que acontece no sábado (28), em todo o Brasil.

Idealizada pela CorridaAmiga, com apoio do Mobilize e de outras organizações, a campanha sugere que voluntários de todo o Brasil ajudem a mapear as condições atuais das calçadas nas diversas localidades do país. Para as avaliações, recomenda-se priorizar os locais com grande fluxo de pedestres, como as proximidades de terminais de transportes, escolas, hospitais e centros de compras.

Desta vez, para reunir as informações em uma única base de dados, a campanha utilizará o aplicativo Cidadera, que pode ser acessado pela seção Mobilize-se, aqui do Mobilize. Basta entrar na página, clicar no link "Abrir ocorrência" e selecionar a categoria "Pedestre". Daí, basta seguir as instruções e publicar sua avaliação.

Calçadas, ciclovias e ciclofaixas são (ou deveriam ser) uma das primeiras prioridades em um planejamento de mobilidade urbana. Na contramão dessa tendência mundial, o Ministério Público Estadual de São Paulo está pedindo a paralisação de todas as obras de ciclovias na capital paulista em função dos problemas de qualidade nas obras e dos transtornos que as novas faixas estariam provocando aos motoristas.

Há sim falhas, muitas falhas, nas obras cicloviárias de São Paulo, como atestam algumas visitas de nossa equipe a algumas já realizadas na cidade. Mas, "jogar a criança fora junto com a água suja da bacia" não nos parece uma boa ideia. Carros respondem por cerca de 30% das viagens diárias realizadas em SP. A maioria absoluta das pessoas circula de transporte público ou a pé e nos parece razoável que uma parte desses 70% possa trocar o ônibus, o metrô ou a caminhada por um percurso diário de bicicleta.

Por isso assinamos o documento preparado por várias organizações da sociedade civil para defender a continuidade do plano que prevê 400 km de ciclofaixas e ciclovias na capital paulista até o final de 2015. Leia o texto e entenda porque o apoiamos.

Queremos calçadas transitáveis, ciclovias seguras, novos corredores de ônibus e a volta do trilhos urbanos que sumiram lá nos anos 1950. E vamos também de carro, mas com muita parcimônia, por favor...

Marcos de Sousa

Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Maratona de mapeamento de calçadas, dia 28, em todo o Brasil. Participe!
Prefeitura de SP recebe sugestões para melhorar a mobilidade a pé
Passageiros dos transportes não são tratados como consumidores
Tóquio tem hortas urbanas nas estações do metrô
Amsterdã não tem mais espaço para estacionar bicicletas
Belo Horizonte terá 200 km de ciclovias até 2016... Será?
Pedalada Pelada reúne 400 pessoas em São Paulo
O desafio do transporte coletivo na cidade de São Paulo
MP pede cancelamento do aumento da passagem em Goiânia
Galeria de fotos
Diversidade no transporte público colombiano

O repórter Yuriê César foi a Colômbia e trouxe fotos sobre a diversidade de ônibus, busetas e jipes que fazem o transporte público em cidades colombianas

Campanhas
Participe
Seja um parceiro contribuinte!

Participe
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Mobilize-se
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!
Enquete
Políticas Públicas
Enquete: Como está o Plano Diretor de Mobilidade em sua cidade?
Blogs
SampaPé!
A grama do vizinho- Ideias de fora 5
Milalá
Cá&lá - Um olhar de vida!
EVENTOS
Título do Evento: Pedalada Mulheres em Movimento (SP)
Data: 22/03/2015
Local: Largada: Vale do Anhangabaú, entre a Rua Líbero Badaró x Av. São João - São Paulo-SP
Resumo: No dia 22, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) realizarão passeio ciclístico pelas ruas do centro de SP, a partir das 8 h, com concentração no Vale do Anhangabaú.
Título do Evento: Lançamento do sistema "De Olho nas Metas"
Data: 24/03/2015
Local: Sesc Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque - São Paulo-SP
Resumo: A Rede Nossa São Paulo lançará em 24 de março, a plataforma "De Olho nas Metas", quando serão apresentados também um aplicativo de monitoramento da cidade - para celular - e uma avaliação do Plano de Metas da Prefeitura
Título do Evento: III Workshop - A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil
Data: 25/03/2015 à 27/03/2015
Local: Studio-X Rio - Rio de Janeiro-RJ
Resumo: No final de março acontece no Rio de Janeiro a terceira edição do Workshop a Promoção da Bicicleta no Brasil e a segunda edição da premiação de mesmo nome.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS