03 de julho de 2015
Editorial
Trens vs. Carros

Nesta quarta-feira (1) participamos de uma Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal, em Brasília. À parte o clima tenso - eram dias de votação da proposta de redução da maioridade penal - a reunião trouxe algumas novidades interessantes:

Cursos on-line de planejamento da mobilidade

O Ministério das Cidades está lançando uma série de cursos à distância sobre planejamento urbano, incluindo um programa específico para planos diretores de mobilidade urbana. As datas e condições de inscrição estão disponíveis em http://www.capacidades.gov.br.

Todos somos celulares

Uma comissão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está estudando padrões de comunicação para que em breve os carros, ônibus, vlts, bicicletas e mesmo as pessoas possam estar "conectados", de forma a permitir melhor integração dos modos de transporte. Semáforos, por exemplo, poderão criar uma "onda verde" para que os ônibus e vlts não precisem parar nos semáforos. A mesma lógica poderia ser aplicada a um grupo de ciclistas, ou de pedestres caminhando em uma calçada, de forma que ao chegarem às esquinas encontrem sempre o farol aberto. O sistema totaliza a quantidade de pessoas simplesmente pela presença de seus celulares: um celular = uma pessoa ou um ciclista.

Trens à míngua

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) trabalha há vários anos com um orçamento praticamente congelado, em torno de 230 milhões de reais. Com esse recurso anual a companhia opera os sistemas de trens urbanos e vlts de Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió. São quinze sistemas metroferroviários, que somam 38 linhas. Propostas de mais recursos para o desenvolvimento de novos projetos sobre trilhos são sistematicamente recusadas pelo governo federal. Por exemplo, em 2014, a direção da empresa projetou um orçamento de 800 milhões de reais, mas recebeu 229 milhões. Na prática, com a inflação, o orçamento tem sido reduzido desde 2010. A modernização dos trens e compra dos vlts somente foi posssível com os recursos do PAC Equipamentos, de 2012.

Como comparação, entre 2007 e 2011, em São Paulo,  quase 2 bilhões de reais foram investidos na ampliação das pistas das avenidas Marginais Tietê e Pinheiros, hoje já saturadas pelo tráfego de automóveis. Mais: no trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, foram gastos 3,6 bilhões de reais. O trecho Norte da mesma via deverá custar cerca de 4 bilhões. Somadas, as obras rodoviárias - que têm participação do governo federal - somam 9,6 bilhões de reais. Em sete anos, três grandes obras viárias consumiram o equivalente a 42 vezes o orçamento anual da companhia ferroviária.

É uma questão de prioridade.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Enrique Peñalosa: "Espaço viário pertence a todos, com carro ou não"
Quatro novos corredores de ônibus ainda este ano, garante prefeito de SP
Google faz pedalada no Rio para lançar serviço de rotas de bicicleta
No RJ, passa a valer lei que especifica roubo de bicicleta como crime
Ciclovia na Paulista aumenta o número de ciclistas em quase 400%
Um breve olhar crítico sobre a nova ciclovia paulistana
Paulista aberta - uma São Paulo plural
"Faltava vontade política para implantar ciclovias"
Campanhas
Sinalize
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Estudos
Políticas Públicas
Do BRT ao Metrô e a Governança Municipal de Curitiba
Blogs
Bicicleta
Show de ciclovia e vida na Paulista!
Mobilize Europa
Velo-city 2015: o fim do silêncio europeu sobre a América Latina e suas pessoas
Sampapé!
Cuidado: pessoas se divertindo na via!
Galeria de fotos
Bicicleta
Inauguração da ciclovia da av. Paulista
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS