O governo da Coreia do Norte instalou ciclovias nas principais vias de sua capital, Pyongyang, em uma aparente tentativa de reduzir os acidentes de trânsito envolvendo pedestres.
A ação acontece num momento em que mais pessoas têm dinheiro para usar bicicletas para se locomover. No país, as bicicletas são um modo de transporte caro, mas popular – ter um carro ainda é raro.
Áreas de concreto em longos trechos pavimentados da área central da cidade foram substituídas por uma faixa de ciclovia marcada por linhas brancas.
Imagens feitas pela agência Reuters mostram uma ciclovia recém-instalada que conduz ao Hotel Ryugyong, imponente torre de 105 andares.
Os ciclistas norte-coreanos não podem circular em estradas urbanas, e há anos utilizavam uma estreita faixa sem marcação compartilhada com pedestres. “Isso tem causado muitos acidentes e colisões. Por isso, as pessoas pedalam devagar e tocam suas buzinas frequentemente”, conta Simon Cockerell, da empresa de turismo Koryo Tours, baseada em Pequim, que leva turistas para a Coreia do Norte. Cockerell disse que o número de ciclistas na cidade parece ter aumentado 50% nos últimos anos.
Pyongyang é geograficamente amigável para ciclistas, mas chegou a estabelecer no passado uma proibição do uso de bicicletas em seu centro, medida já cancelada.
Leia também:
Seis razões para o comércio ser amigo do ciclista e apoiar vias cicláveis
A-Bike Electric: a nova bicicleta elétrica dobrável que está no Kickstarter
Cicloativistas paranaenses aprovam projeto da ciclovia Morretes-Antonina