Palavra de Especialista

15
setembro
Publicado por Thiago Guimarães no dia 15 de setembro de 2011

O projeto Mobilize Brasil não nasce só para aqueles que querem se informar sobre transportes. O Mobilize Brasil foi montado sobretudo para quem quer refletir e participar de uma grande transformação chamada mobilidade sustentável. Para essa transformação é necessário informação. Especialmente informação de qualidade.

 

Palavra de Especialista é a área do Mobilize Brasil que traz a análise e a opinião de profissionais experientes, com reconhecida competência em suas áreas. Nessa seção do site, serão publicados com regularidade textos mais aprofundados, com uma abordagem crítica sobre comportamentos pessoais, sobre práticas políticas e sobre a situação dos sistemas de transporte nas cidades brasileiras.

 

Afinal, “sustentabilidade” e “mobilidade sustentável” são palavras da moda. Há muita gente falando disso, mas poucos falam com a profundidade que o tema exige.

 

Quem vai escrever aqui? Isso ainda é segredo. Mas por pouco tempo. Quem visitar essa seção dentro de alguns dias terá acesso a um material diferenciado, algumas vezes inédito e exclusivo. Seja bem-vindo(a) a esse espaço e fique à vontade para participar desse espaço de debate!



Sobre o autor

Thiago Guimarães
Thiago Guimarães é jornalista pela ECA-USP, economista pela FEA-USP e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Urbano pela HafenCity Universität Hamburg, Alemanha, pesquisador do Instituto de Planejamento de Transportes e Logística de Hamburgo. Escreve sobre transportes há mais de dez anos para diversos meios de comunicação nacionais.

Compartilhe

Comente

2 Comentários

Mario Azevedo
Enviado 25 de outubro de 2011 às 1:37 | Permalink

Eu acho a palavra “especialista” tão desgastada. O mundo está cheio de especialistas. Na TV é só o que aparece. Não tinha alguma palavra diferente?

Para tratar da mobilidade tantas “especialidades” são envolvidas …

Enviado 6 de novembro de 2011 às 17:59 | Permalink

Sim a palavra especialista tem um cunho negativo associada a uma visão tecnocrática da soluções para a sociedade. Obviamente aqui o objetivo é diferente. É um especialista compartilhando conhecimento para abrir discussões.
Eu participei semana passada de um seminário sobre mobilidade urbana na Grande Vitória. Um dos envolvido usou um número medida na cidade de Vitória para discutir a mobilidade na região metropolitana toda. Para Vitória, 2,5% dos trajetos são feitos de bicicleta. Ele esqueceu de mencionar que muito mais trajetos são feitos de bicicletas se considerar trajetos intermunicipais. A média nacional em grande cidades é de 7,4%… O especialista na hora de decidir, de falar não deixa de ter sua subjetividade. Ele pode manipular os dados… A tecnocracia tem que ser combatida com veemência…

Emmanuel M. Favre-NicolinBlog Vitória Sustentávelhttp://vitoria-sustentavel.blogspot.com

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Thiago Guimarães O Mobilize Brasil com apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) convida especialistas em mobilidade urbana a compartilhar opiniões e comentar os assuntos em destaque no noticiário nacional e internacional.
Sobre o Blog
Palavra de Especialista reúne artigos assinados por arquitetos, engenheiros, economistas, administradores públicos especializados em transportes que possam contribuir para a difusão de conhecimentos sobre mobilidade urbana sustentável. Os artigos são selecionados pelo jornalista Alexandre Pelegi, editor da Revista dos Transportes Públicos.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo
Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social