13 de novembro de 2015
Editorial

Entre mamutes metálicos...
e o sonho de uma cidade mais leve

Crédito: Capima
Ilustração: Caroline Pires/Mobilize Brasil


O slogan "Menos motor, mais amor", comum nas bicicletadas de dois ou três anos atrás, sempre me lembrava o "Paz e Amor", principal palavra de ordem da contracultura nos anos 1960. Ambas soam ingênuas, quase pueris frente à barbárie que vivemos nas cidades, não apenas no Brasil. Um dos indicadores dessa "guerra urbana" foi apresentado pelo médico Marcos Musafir durante o 9º Congresso Brasileiro e o 5º Internacional de Trânsito e Vida, realizado em Salvador, na semana passada. Segundo o palestrante, são cerca de 1,3 milhões de mortos e 40 milhões de feridos em todo o mundo a cada ano, metade deles pedestres. No Brasil, por ano, são mais de 40 mil vidas perdidas, grande parte nas cidades, e a maioria em atropelamentos e acidentes com motocicletas.

O que chama a atenção nos últimos dois anos é o aumento de notícias na mídia brasileira sobre acidentes e atropelamentos envolvendo ônibus, especialmente nos corredores construídos entre 2013 e 2015. Não há dúvida de que ônibus confortáveis e seguros significam um passo positivo no transporte urbano: apenas um veículo articulado pode tirar das ruas mais de 70 carros, com enormes ganhos para a melhoria do ambiente urbana. No entanto, a condução de um veículo pesado, com mais de cem passageiros, não poderia ficar dependente de apenas um motorista, por mais treinado e consciente que ele seja. A figura - hoje questionada - do cobrador poderia suprir parcialmente a função de um auxiliar do motorista.

Uma alternativa mais racional e econômica envolve tecnologia. Anos atrás, quando o Expresso Tiradentes (o fura-fila) foi anunciado em São Paulo, havia a proposta de que os ônibus fossem guiados por trilhos virtuais - um cabeamento instalado sob o pavimento. O sistema foi desenvolvido no Brasil e poderia ser uma ferramenta para suprir qualquer mal-estar ou falha do condutor. 

A terceira opção é a versão moderna do bonde, o chamado veículo leve sobre trilhos, em implantação no Rio de Janeiro, em Santos-SP, e também em Cuiabá. Na capital mato-grossensse, infelizmente, as obras estão paralisadas desde 2013 por um emaranhado de problemas políticos, técnicos e econômicos, enquanto as composições permanecem estacionadas no pátio.

As vantagens do VLT são o ruído mínimo, ausência de emissões e a segurança e previsibilidade da trajetória de cada composição, o que permite uma convivência mais tranquila com a vida urbana. A desvantagem é o alto custo inicial, embora o sistema e os veículos tenham longa duração. Trata-se uma opção para longo prazo, bastante utilizada na Europa, Estados Unidos e mesmo aqui na América do Sul, em Buenos Aires, e mais recentemente em Medellín, na Colômbia.

Caminhar, pedalar ou andar em cadeiras de rodas ao lado de mamutes metálicos barulhentos, ruidosos e jogando fumaça no ar não é mesmo agradável. É perigoso e faz mal à saúde. Com o Brasil em crise, o caminho do meio parece ser o mais suave: faixas de ônibus elétricos com direção controlada por trilhos virtuais e sistemas de monitoramento a distância.

Outra possibilidade, na linha do "Menos Motor" está sendo apontada por ativistas que lançaram a proposta do PAC da Mobilidade Ativa. A ideia é exigir que o governo federal ponha em prática tudo aquilo que está escrito na Lei 12.587, que define a Política Nacional de Mobilidade Urbana: melhorar as calçadas, construir ciclovias, integrá-las ao transporte público e desenvolver pesquisa e campanhas educativas. Nós do Mobilize apoiamos essa iniciativa. Sonhamos muito?

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Mulheres e bicicletas: porque unir forças
Bike Arte 2015 ocupa duas ruas da região central de SP no sábado (14)
Conheça (e apoie) a proposta do PAC Mobilidade Ativa
Nossas cidades não estão preparadas para a mobilidade dos idosos
Rio terá ponto que avisa deficientes visuais que o ônibus chegou
Carroças viram táxi em região do DF onde ônibus se negam a atender
Ciclistas no Recife enfrentam série de dificuldades, aponta estudo
Startup faz campanha para veículo elétrico colaborativo
Ir ao trabalho de transporte público é melhor para a saúde
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Campanha Parceiro Contribuinte

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Estudos
Políticas Públicas
Boletim de Mobilidade Urbana, do Observatório Cidadão de Piracicaba
Políticas Públicas
Orientaciones para el desarrollo de movilidad urbana sostenible en Brasília
EVENTOS
Título do Evento: 2º Fórum Movecidades
Data: 02/12/2015 à 04/12/2015
Local: Hotel Paulista Plaza: Al. Santos, 85 - Paraíso - SP - São Paulo-SP
Resumo: O único encontro nacional de mobilidade urbana que apresenta alternativas de financiamento, estratégias de modicidade tarifária, soluções de otimização e modernização dos modais urbanos para encurtar distâncias nas cidades
Título do Evento: Debate: Ambiente Construído e Saúde, com Billie Giles-Corti
Data: 17/11/2015
Local: Anfiteatro João Yunes, da Biblioteca Faculdade de Saúde Pública da USP - São Paulo-SP
Resumo: No dia 17/11, a professora australiana Billie estará em São Paulo em debate na Faculdade de Saúde Pública da USP com a palestra "Saúde e Promoção da Atividade Física: Qual o papel do ambiente construído?"
Título do Evento: 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito
Data: 18/11/2015 à 19/11/2015
Local: não definido - Brasília-DF
Resumo: No meio da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011 a 2020) o Brasil sedia o evento que vai avaliar o andamento das metas estabelecidas e ratificadas pelos países signatários
Título do Evento: Seminário Internacional Cidades a Pé
Data: 25/11/2015 à 28/11/2015
Local: Instituto Tomie Ohtake - São Paulo-SP
Resumo: O Seminário Internacional Cidades A Pé, pioneiro e inédito no Brasil, trata um tema urgente do mundo contemporâneo, a humanização das cidades, através da ótica das pessoas mais próximas das cidades, aqueles que a percorrem a pé
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS