Ciclistas no Recife enfrentam série de dificuldades, aponta estudo

Ciclofaixas estreitas, como no caso da via aberta hoje (9) na zona oeste, é queixa constante de ciclistas e apontada em estudo acadêmico sobre rede cicloviária da cidade

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Afonso Bezerra  |  Postado em: 09 de novembro de 2015

Ciclofaixa do Engenho do Meio será inaugurada hoje

Ciclofaixa Engenho do Meio, aberta hoje (9): dura realidade

créditos: Denis Meneses/ Divulgação

 

Pedalar não é fácil para o recifense. Em geral, sobram apenas o tráfego misto e motoristas pouco pacientes. O cenário é de desconforto, insegurança e sinalização precária. Às vésperas da inauguração da ciclofaixa Antônio Curado, na Zona Oeste, hoje (9), que deverá cruzar dez bairros, a largura do equipamento bidirecional preocupa os ciclistas.

 

E não é por acaso. A equipe de reportagem do Diario de Pernambuco teve acesso a um estudo sobre a situação da malha cicloviária da cidade no período de 2003 a 2012. Das sete rotas analisadas pela pesquisa, nenhuma cumpre os parâmetros estabelecidos de largura pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aponta 1,50 metro para sentido único e 2,50 m para bidirecional, medidas previstas na página 36 do volume 4 do manual de sinalização.

 

A informação está no trabalho de Mariana das Dores de conclusão de curso em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(IFPE), "Recife Ciclável: diagnóstico do sistema cicloviário da cidade". Uma das principais queixas dos ciclistas é quanto a largura da ciclofaixa da Estrada do Arraial/Encanamento, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, que tem 1,10 metro de largura.

 

Pensar o tamanho das ciclovias é um exercício de inclusão de outros modais no sistema viário. Mas ele não é a única adversidade para quem se locomove sobre duas rodas. Falta de sombra, sinalização precária e o desrespeito dos motoristas são algumas das situações que afligem os ciclistas. “A bicicleta é um transporte sustentável e também deve ser incluída no planejamento urbano”, pontua Mariana das Dores, tecnóloga em gestão ambiental.

 

Em nota, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) explicou que nem sempre as ciclofaixas têm a mesma largura e que o Contran não estabelece medidas mínimas para serem cumpridas. Ainda segundo a nota, o órgão precisa atender às necessidades de todos os modais e ajustar as dimensões das faixas à necessidade da operação de todas as demandas da via.

 

Em relação à ciclofaixa da Rua Antônio Curado, no Engenho do Meio, cuja largura não foi informada, o órgão ressaltou que pela via passam os ônibus que atendem ao bairro e que a ciclofaixa "teve que se adequar à realidade".

 

Leia também:

Lançamento de cartilha sobre mobilidade urbana (Recife) 

No Recife, nova ciclofaixa vai ligar 10 bairros da zona oeste

Servidores em Pernambuco terão folga por irem de bicicleta ao trabalho 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário