Um levantamento da mobilidade urbana na prática

PATROCÍNIO

Um levantamento da mobilidade urbana na prática

Sobre o Estudo

O Brasil tem uma excelente base legal para desenvolver programas de estímulo à mobilidade urbana sustentável. Desde a aprovação da Lei 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana), as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes já deveriam ter avançado na elaboração de seus planos diretores de mobilidade e iniciado planos, projetos e obras para promover o transporte público e a melhoria das condições de conforto e segurança para pedestres e ciclistas.

 

Mas, passados quase dez anos de sua promulgação, a Política Nacional de Mobilidade Urbana parece ainda não ter conquistado a adesão de grande parte dos prefeitos que dirigem os 5.570 municípios do país. Para ir além das aparências, o Mobilize Brasil está iniciando um levantamento nas 27 capitais brasileiras para reunir informações disponíveis em cada localidade e checar as condições de circulação dos moradores dessas cidades nas calçadas, ciclovias, ônibus, trens, metrôs, barcas e outros modos de transportes públicos, sem a necessidade de usar o carro particular.
 

 

O estudo será realizado entre novembro de 2021 e março de 2022 com o apoio de colaboradores locais que buscarão informações atualizadas nas prefeituras, secretarias e demais órgãos públicos. Além dos dados, os pesquisadores também sairão às ruas para verificar - na prática - a qualidade da mobilidade ofertada em cada uma das cidades. Ao final, os resultados serão apresentados na forma de números, imagens, infográficos e textos.









Galerias Relacionadas