Nove anos depois, começa a obra da ciclofaixa na Rua do Futuro

Comemorada, a implantação do equipamento em rua na zona norte da cidade do Recife teve início na noite desta terça-feira (17) em homenagem ao Dia do Ciclista

Notícias
 

Fonte: JC NE10  |  Autor: Roberta Soares  |  Postado em: 18 de agosto de 2021

Mesmo pequena, apenas 1 km, faixa fará a ligação Z

Mesmo pequena, apenas 1 km, faixa fará a ligação ZN-Centro

créditos: Diego Nigo/PCR

São nove anos desde que os ciclistas do Recife apontaram a importância de implantar uma ciclofaixa na Rua do Futuro, no bairro dos Aflitos, zona norte da capital pernambucana. Mas sempre houve muita resistência dos moradores, que usavam a via como estacionamento público. E essa rejeição pesava contra na decisão da diretoria da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

 

Agora, em homenagem ao Dia dos Ciclistas - comemorado nesta quinta-feira (19) -, a prefeitura finalmente anunciou o início de implantação do equipamento. 

 

A ciclofaixa Rua do Futuro, mesmo pequena, é fundamental para a conexão cicloviária da região e, principalmente, com o centro da capital. Ela terá apenas um quilômetro de extensão - e tem sido prática da Prefeitura implantar pequenos trechos pela cidade para alcançar os 100 km prometidos pelo prefeito João Campos (PSB) para os quatro anos de gestão. Mas será importante por interligar áreas da zona norte que ainda não se conectavam com o centro do Recife, além de criar uma rota até o Parque da Jaqueira. 

 

Com a nova ciclofaixa, diz a CTTU, a distância entre a Jaqueira e o Marco Zero, no Bairro do Recife, será reduzida em três quilômetros.

 

Mapa mostra conexão cicloviária na Rua do Futuro. Foto: Rodolfo Loepert/PCR

 

Conexão com o centro

O equipamento está sendo instalado à esquerda da Rua do Futuro - algo comemorado porque se temia que ficasse à direita, o que geraria conflitos com os ônibus que circulam pela via. E, garante a CTTU, conectará 72 km de malha cicloviária, integrando toda a zona norte do Recife com a área central da cidade. 

 

Os ciclistas e cicloativistas comemoram. “Essa ciclofaixa é muito significativa para mim. Quando lembro que em 2012 estávamos pedindo a implantação dela e, agora, em 2021, vira realidade, é muito bom. Pensar que vou deixar de usar a Avenida Rosa e Silva, onde já ouvi motoristas mandando eu sair da rua porque pedalava com minha filha na volta da escola, é maravilhoso. O projeto tem falhas, porque há trechos de ciclorrota, que não oferecem segurança alguma para quem pedala, mas é um grande avanço”, afirma Cezar Martins, ciclista e cicloativista recifense, associado da Ameciclo. O trecho a que se refere Martins ficará em frente ao Parque da Jaqueira.

 

Planejamento

“Agora vai ser possível sair de bicicleta da Estrada do Arraial, Estrada do Encanamento, e conseguir chegar até o Centro do Recife”, explicou o prefeito João Campos, que acompanhou o início da implantação do equipamento na noite desta terça (17).

 

A intervenção faz parte do pacote de 10 km anunciados pela Prefeitura em maio para entrega este ano. Desde então, foram entregues as ciclofaixas Santo Antônio (1 km), CDU (3 km), Beberibe (2 km) e Hipódromo (1 km). Até o final de setembro também será entregue a Ciclofaixa Lindolfo Collor (2 km), na Zona Oeste. Os novos equipamentos foram projetados em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, referência mundial no assunto.

 

Rotas da Zona Norte e Centro do Recife. Imagem: CTTU/PCR

 

Leia também:
"Ciclovia Jornalista Erika Sallum"
Na Holanda, uma "ciclovia arco-íris"
Ciclovia da W4/W5 Norte (Brasília/DF) Pontos críticos e melhorias
Saiba a diferença de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota
Recife: uma ciclovia a 300 metros de casa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário