Ciclovia lançada ontem (10) no Recife é antiga reivindicação

Ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães, que teve licitação publicada nesta quinta no Diário Oficial, fará importante ligação entre as zonas Norte e Sul da capital

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de março de 2022

Av. Agamenon Magalhães: mais de 7 mil ciclistas po

Av. Agamenon Magalhães: mais de 7 mil ciclistas por dia

créditos: Reprodução/TV Globo

Um dos equipamentos mais reivindicados por quem utiliza a bicicleta no Recife e também na Região Metropolitana, a ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães, na área central da capital pernambucana, foi anunciada pela Prefeitura. A licitação saiu publicada no Diário Oficial do município nesta quinta-feira (10). 

 

Com quatro quilômetros, a estrutura para ciclistas será implantada no canteiro central da avenida. Pela Agamenon Magalhães circulam diariamente 7.500 ciclistas, apontam contagens da Prefeitura e da Ameciclo. Esta ciclovia permitirá conectar 165 km de rotas cicláveis no Recife, e ligará as zonas Norte e Sul da capital, indo do bairro da Boa Vista até o bairro da Cabanga. A previsão é que os trabalhos de implantação da via durem dez meses. O custo do investimento é avaliado em R$ 6,7 milhões.  

 

Ciclovia da Agamenon Magalhães fará interligação com outras rotas de bicicleta na capital. Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação

 

Com projeto pronto desde a gestão do prefeito Geraldo Julio (2013-2020), a ciclovia será dividida em dois trechos, sendo o primeiro unidirecional, da Agamenon Magalhães, no cruzamento com a rua Leopoldo Lins, até as imediações do Hospital Português do Recife, com cada sentido margeando o canal da avenida. Terá três metros de largura no sentido único, e guia de proteção entre a faixa de rolamento e a destinada às bicicletas, além de gradis para a divisão do fluxo com os pedestres quando houver sinais de trânsito.

 

Do Hospital Português até o Cabanga, seguirá pelo Viaduto Capitão Temudo, de forma bidirecional (uma pista para os dois sentidos), com uma ciclovia totalmente segregada do trânsito de veículos automotores. Depois pela Ponte Paulo Guerra até a interseção com a ciclovia da Via Mangue. O trecho de viaduto contará com uma solução definitiva também para os pedestres, que atualmente só contam com proteção de blocos de concreto.

 

A implantação da ciclovia será feita pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, através da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

 

Leia também:
Plano cicloviário no Recife faz oito anos, mas na prática fica a desejar
Ato no Recife terá 'ghost bike' para lembrar ciclista morto na Av Caxangá
Zona Azul poderá subsidiar ciclovias de Recife?
Nove anos depois, começa a obra da ciclofaixa na Rua do Futuro
Recife: uma ciclovia a 300 metros de casa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário