Orientaciones para el desarrollo de movilidad urbana sostenible en Brasília

Dissertação de Mestrado em Transporte, Território e Urbanismo da Universidad Politécnica de Valência, na Espanha (em espanhol). Autora: Isabela Guimarães Melo

Orientaciones para el desarrollo de movilidad

Orientaciones para el desarrollo de movilidad urbana

Autor: Isabela Guimarães Melo

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Brasília/DF

Ano: 2015

 

Este estudo propõe, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, linhas estratégicas de ação para o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável no Distrito Federal do Brasil. Para isso, são descritos os motivos que justificaram a transferência da capital para o interior do país. Para entender melhor o projeto da cidade, foram analisadas as características da arquitetura moderna bem como os principais requisitos propostos no concurso promovido pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap.

 

A configuração socioespacial do Distrito Federal abrange tanto o conceito proposto no projeto de Lúcio Costa como a ocupação efetiva, em consequencia da geração de oportunidades derivadas da construção da cidade. Após explorar o contexto histórico da formação da metrópole, foram analisadas as principais características da sustentabilidade referentes à mobilidade urbana, destacando-se o guia estratégico para a planificação da mobilidade urbana sustentável.

 

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Valência, na Espanha, foi estudado e utilizado como referência para auxiliar no entendimento da planificação concreta e aplicada. Finalmente, são propostas as linhas estratégicas para a planificação da mobilidade urbana do Distrito Federal, com a intenção de compatibilizar o progresso econômico, a justiça social, a conservação do meio ambiente e a diversidade cultural.

Arquivos
Download
Desarrollo de movilidad urbana sostenible en DF
Este estudo propõe, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, linhas estratégicas de ação para o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável no Distrito Federal do Brasil.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário