A 'Moscou do futuro' na visão do século passado

Cartões postais de 101 anos atrás trazem imagens do que se imaginava seria a Rússia do futuro, com dirigíveis, metrôs suspensos, aerotrenós e outras naves velozes

Notícias
 

Fonte: Gazeta Russa  |  Autor: Gazeta Russa  |  Postado em: 24 de julho de 2015

A Praça Vermelha do futuro: dirigíveis e carros ve

A Praça Vermelha do futuro, com dirigíveis e carros velozes

créditos: Imagens de Arquivo

 

Cento e um anos atrás, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, a confeitaria Tovarechestvo Einem imprimiu uma coleção de cartões postais intitulada “Moscou do Futuro”. Mais tarde, em 1922, o nome da empresa mudaria para Krasnyi Oktyabr (Outubro Vermelho), tornando-se a empresa de doces mais famosa da URSS e posteriormente da Rússia. 

 

A imagem que abre esta reportagem da Gazeta Russa mostra a Praça Vermelha, e vem com o seguinte texto traduzido pelo jornal: "O ruído de dirigíveis, o som das campainhas de bicicletas e das buzinas de carros, um acidente envolvendo duas viaturas e os gritos da multidão. O monumento a Minin e Pojarski (que lideraram a tropa russa contra os invasores poloneses em 1611 e 1612) ainda estão na Praça Vermelha. No centro, um policial com um sabre. Essa será a realidade daqui a 200 anos.”

 

Moscow of the future 

Na imagem acima, um artista anônimo imaginou como seria Moscou nos séculos 22 e 23. Cada uma das imagens vem com uma descrição nas costas do cartão; traduzimos alguns trechos: “Um belo e agradável dia de inverno em 2259. Um cantinho divertido da ‘antiga’ Moscou. Para tornar a viagem uma experiência mais agradável e confortável, a estrada de São Petersburgo se tornou um espelho de gelo no qual aerotrenós voam e deslizam em alta velocidade.”

 

Moscow of the future

 

O cartão acima traz os dizeres: “Somos mentalmente transportados para o parque Petrovski (construído no século 19 em Moscou). Suas alamedas se tornaram tão largas que mal podemos reconhecê-las. Em todos os lugares, fontes maravilhosas jorram água, que brilha à luz do sol. O ar, completamente puro, está livre de germes e poeira e é cortado por dirigíveis e aeronaves. Grupos de pessoas, com trajes de cores vivas do século 23, apreciam a maravilha da natureza daquele lugar onde nós, seus tatatataravós, costumávamos passear.”

 

Moscow of the future 

“As animadas e ruidosas margens do grande e navegável rio Moskva. Imensos cruzadores e navios a vapor de vários andares, transportando passageiros, passam a grande velocidade sobre as ondas claras e profundas do porto comercial. A frota mundial é estritamente comercial. As marinhas de guerra foram extintas após o tratado de paz de Haia.”

 

Moscow of the future

 

“Uma noite agradável. A praça Lubianka, no centro de Moscou, tem mais ou menos o aspecto que havia imaginado. Os trens do metrô de Moscou sobrevoam as vias. Em 1914, ouvimos ouvir falar de metrô pela primeira vez. Vemos as corajosas tropas russas passando ritmicamente sobre uma ponte por cima da estação, e seu uniforme se manteve como nos dias de hoje.”

 

Moscow of the future

 

“O Kremlin e suas cúpulas douradas enfeitam a antiga Moscou das muralhas brancas (como a capital russa era chamada em 1914, quando as muralhas eram brancas) e oferecem uma vista fantástica. Daqui, na ponte Moskvoretski, vemos edifícios novos e imensos, ocupados por empresas, associações, sindicatos etc. Trens aéreos deslizam graciosamente contra o céu...”

 

Moscow of the future 

“O inverno é o mesmo que era nos nossos dias, há 200 anos. A neve é a mesma, branca e fria. No desenho, vemos a Estação Central de Transporte Terrestre e Aéreo. Trens com milhares de pessoas chegam e partem, tudo se move com extrema rapidez, de forma sistematizada e fluída. Os passageiros podem viajar à velocidade de um telegrama.”

 

Leia também:

Os 10 maiores sistemas de metrô do mundo

Metrô de Moscou, projetado como refúgio para guerra nuclear, faz 80 anos

Para ajudar turistas, metrô de Moscou recebe nova sinalização 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário