Os 10 maiores sistemas de metrô do mundo

Seleção destaca os maiores sistemas de metrô do mundo, de acordo com o número de estações (e não em extensão), e traz curiosidades

Notícias
 

Fonte: Top 10 Mais  |  Autor: Adriano Lucas  |  Postado em: 24 de junho de 2015

Metrô de NY é o maior do mundo em número de estaçõ

Metrô de NY: o maior do mundo em número de estações

créditos: Divulgação

 

Há mais de 165 sistemas diferentes que podem ser referidos como sistema de metrô, sistemas metropolitanos ou sistemas subterrâneos, e o tamanho deles pode ser medido através de vários fatores, quantidade de usuários, comprimento total de trilhos ou quantidade de estações. Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores sistemas de metrô do mundo, de acordo com o número de estações, e são mencionados mais fatores interessantes também.

 

10° lugar: Metrô de Tóquio (Japão) – 179 estações

  
toquio Metro entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
As 179 estações do Metrô de Tóquio têm distribuição por um comprimento total de 195,1 km. O metrô japonês é usado por 2.3 bilhões de pessoas todos os anos.
 
 
9° lugar: Metrô de Moscou (Rússia) – 194 estações
 
 
moscou Metro entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
O sistema de metrô de Moscou abriu em 1934 e possui um comprimento total de 325,4 km. O sistema serve a quase 2.5 bilhões de pessoas por ano e tem ao todo 194 estações. Mas o metrô de Moscou não é apenas outro sistema de metrô. As estações são conhecidas como “palácios subterrâneos”.  As bonitas estruturas subterrâneas são projetadas com cuidado, com quadros nas paredes e lustres pendurados no teto. As estações do metrô de Moscou são, em si, atrações turísticas. As estações mais bonitas são: Komsomolskaya, Kievskaya, Prospekt Mira, Park Pobedy, Novoslobodskaya, e Mayakovskaya.
 
 
8° lugar: Metrô da Cidade do México (México) – 195 estações
 
 
Mexico City Metro entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
Sistema de metrô com 195 estações espalhadas por 226,5 km. Atende a 1,6 bilhões de passageiros anualmente. 
 
 
7° lugar: Metrô de Pequim (China) – 232 estações
 
Beijing entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
O metrô de Pequim é o sistema metroviário mais movimentado do mundo, com mais de 3,2 bilhões de usuários/ano. Comporta impressionantes 232 estações. A China é o único país com sistemas de metrô com tamanha capacidade de transporte de passageiros. O governo municipal de Pequim aguarda atingir 1.000 km de extensão de rede de metrô no ano 2020.
 
 
6° Metrô de Xangai (China) – 263 estações
 
Shanghai Metro entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
O metrô de Xangai é o que tem a maior extensão do mundo, com 538 km. Considerando que foi inaugurado apenas em 1993, esta extensão é realmente uma conquista. É também um dos sistemas mais movimentados do mundo, com mais de 2,5 bilhões de passageiros por ano.
 
 
5° lugar: Canal Subterrâneo de Londres, “O Tubo” (Inglaterra) – 270 estações
 
metro de londres entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
O famoso "Tubo" de Londres foi aberto inicialmente como uma ferrovia subterrânea, mas a primeira linha elétrica passou a operar em 1890, fazendo dele o primeiro sistema de metrô do mundo. É também o terceiro mais longo sistema de metrô, com 402 km e mais de 1,2 bilhões de usuários por ano.
 
 
4° lugar: Metrô de Seul (Coreia do Sul) – 296 estações
 
metro de seoul entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
O metrô de Seul foi implantado em 1974, mais tardiamente do que outros sistemas no mundo. Com extensão total de 327,0 km, é o segundo maior em número de passageiros, atendendo a mais de 2,5 bilhões de pessoas ao ano.
 
 
3° lugar: Metrô de Madri (Espanha) – 300 estações
 
metro de madrid entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
Com quase o mesmo número de estações que o metrô de Paris e com 293 km de extensão, o metrô de Madri foi aberto em 1919, e ocupa a terceira posição nesta seleção. Por ele passam 500 milhões de passageiros por ano, o menor número de passageiros entre todos os sistemas desta seleção.
 
 
2° lugar: Metrô de Paris (França) – 303 estações
 
metro de paris entre os maiores sistemas de metro do mundo
 
O metrô de Paris abriu em 1900, e é o quinto mais antigo sistema metroviário do mundo. Tem 303 estações, espalhadas por 214 km, e mais de 1,5 bilhões de passageiros por ano. O metrô parisiense está entre os mais antigos do mundo, e suas instalações revelam o bom gosto francês, por adotar o estilo Art Nouveau para estações. Paris mantém várias das estações do metrô no estilo original, de caráter único, imortalizado na história e na literatura.
 
 
1° lugar: Metrô da Cidade de Nova York (Estados Unidos) – 421 estações
 
sistema de metro de nova iorque um dos maiores do mundo
 
O famoso metrô de Nova York tem o maior número de estações do mundo, com totais 421 estações, liderando esta seleção dos 10 maiores sistemas de metrô do mundo. Aberto em 1904, é também um dos mais antigos, o oitavo mais antigo. Em extensão, com 373 km, é o quarto do mundo. Apresentou impressionante marca de 1,7 bilhões de passageiros em 2013. É popular por ter um dos mapas mais complexos entre os metrôs de todo o globo; o que para os iniciantes é um pesadelo, com o costume representa um serviço e tanto. O metrô novaiorquino faz parte das maiores obras da engenharia já realizadas.
 
 
Leia também:

Contra superlotação dos ônibus, prefeito de Curitiba fala em faixas exclusivas e metrô

Caixa Econômica libera R$ 100 milhões para o metrô em Salvador

Governo anuncia modernização do metrô de Teresina (PI)

Metrô é sugerido como solução de mobilidade urbana em Manaus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário