Avenidas sem arborização prejudicam pedestres em Teresina

Avenidas Joaquim Nelson, dos Expedicionários e Antonieta Burlamaqui não possuem árvores em suas extensões

Notícias
 

Fonte: O Dia  |  Autor: Isabela Lopes  |  Postado em: 18 de abril de 2016

O ciclista Marcos Antônio da Silva Nunes, de 37 an

O ciclista Marcos Antônio da Silva Nunes, de 37 anos

créditos: Elias Fontenele/ODIA

 

Quem precisa caminhar ou andar de bicicleta pelas ruas de Teresina sabe bem o quanto a sombra de uma árvore ajuda bastante a amenizar o calor. Mas algumas das principais avenidas da cidade não possuem uma árvore. Temos como exemplo as avenidas Joaquim Nelson, dos Expedicionários e Antonieta Burlamaqui, que ao longo de suas extensões não possuem nenhum tipo de arborização.

 

O pedreiro Marcos Antônio da Silva Nunes, de 37 anos, utiliza bicicleta para ir trabalhar. Todos os dias ele passa pela Avenida Joaquim Nelson, localizada na região do grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina, e sente na pele os efeitos do sol. Sem nenhuma árvore para amenizar o calor, ele conta que se houvesse mais verde, seria mais agradável transitar pela via.

 

“Seria muito bom e favoreceria muito as pessoas que passam por aqui, principalmente os pedestres e quem anda de bicicleta. Muitas pessoas usam essa avenida para fazer caminhadas, tanto no início da manhã quanto no final da tarde, e sem árvores para fazer uma sombra até desanima. Para mim, que preciso empurrar a bicicleta nessa ladeira, seria bom porque eu poderia parar e descansar um pouco”, disse.

 

Para Marcos Antônio, a Prefeitura deveria investir mais na arborização de Teresina, que está a cada dia com menos árvores devido à expansão da cidade. Ainda segundo ele, o plantio das árvores deveria ser imediato para que as pessoas pudessem usufruir o mais rapidamente possível das sombras, sobretudo no período mais quente do ano.

 

Quem também reclama bastante da falta de árvores na avenida é a garçonete Aniele Araújo de Oliveira, de 18 anos. Ela transita pela Avenida Joaquim Nelson diariamente para ir de sua casa ao trabalho e alega que o calor, principalmente no período da tarde, chega a causar mal-estar.

 

“Aqui é muito quente. Eu passo por aqui quando saio do trabalho e é horrível. Se tivesse algo, ajudaria bastante, porque em locais que têm árvores você passa e sente o clima mais frio, mas aqui nessa avenida não, você sente a diferença e o calor sufocando. Até quem faz caminhada passa mal, porque não tem sombra para amenizar o calor”, fala, acrescentando que a Prefeitura deveria ter planejado a arborização da via assim que ela foi concluída.

 

Já o comerciário Deodete Machado percorre a Avenida Antonieta Burlamaqui diariamente e conta que a falta de árvores no local também prejudica os pedestres e ciclistas que passam pelo local e até os comerciantes que trabalham próximos à via. Segundo ele, criar um projeto para arborizar a avenida seria ideal, pois além de ajudar a equilibrar o calor, faria com que a cidade mantivesse o título de ‘Cidade Verde’.

 

“O calor nessa avenida é muito grande, porque não tem uma árvore ao longo dela. Nós perdemos o título de ‘Cidade Verde’ porque não temos mais tantas árvores na cidade. A falta de árvores prejudica muito, porque elas chamam chuva, purificam o ar, e sem árvore a gente fica nesse calor”, disse.

 

Projeto prevê plantio de árvores em avenidas

Segundo o coordenador do Comitê de Arborização da Prefeitura de Teresina, Clóvis Freitas Júnior, a partir da próxima semana será feito o plantio de árvores nas avenidas Joaquim Nelson e dos Expedicionários com base em um projeto.

 

Ele explica que a primeira via a ser contemplada com o plantio será a Avenida dos Expedicionários, que passará em frente ao novo terminal de integração. Em seguida, o projeto contemplará a Avenida Joaquim Nelson.

 

As intervenções iniciarão no final do mês de abril e deverão ser concluídas em um prazo de 30 dias. “Queremos concluir os dois trechos o mais rápido possível, antes do período chuvoso. Como naquele local foi colocado o asfalto e gelo-baiano de proteção, que são aqueles blocos de concreto, então iremos precisar cortar o asfalto e plantar as árvores”, explica Clóvis Freitas Júnior.

 

Com relação à Avenida Antonieta Burlamaqui, localizada no bairro Piçarreira, o coordenador do Comitê de Arborização informou que uma equipe será enviada até o local para avaliar a via e analisar qual será o melhor projeto para o local.

 

Leia também:

Entidades protestam por preservação do canteiro central de avenida em Teresina (PI) 

Tesouro autoriza empréstimo de R$ 215 mi para o metrô de Teresina 

Plano cicloviário prevê cerca de 200 km de vias para bikes em Teresina 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário