Agenda

SET
20
SET
22
Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - biciRio 2015

Data: 20 a 22 de setembro de 2015
Cidade: Rio de Janeiro-RJ
Local: Rio de Janeiro
Organizador: Governo do Rio de Janeiro

Resumo: O biciRio é um fórum anual realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade. Realizado desde 2011, o projeto tem como objetivo central promover a integração da bicicleta aos modais de transporte urbano.

 

O Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta é um importante instrumento de incentivo à participação popular na formulação de Políticas Públicas para o setor de transportes, em especial no incentivo ao uso da bicicleta como modal de Transporte, envolvendo participantes de todo o Brasil e palestrantes nacionais e internacionais, além de contar com apoio de diversas secretarias municipais e estaduais e empresas concessionárias de transportes da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, como Metrô, Supervia, Barcas e Fetranspor.

 

Em consonância com as comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro, queremos que o BiciRio 2015 também seja 450, e para isso todo o evento estará pautado em contar a história da Cidade e da bicicleta no Rio de Janeiro. Em 2015, vamos sintetizar os temas desses quatro anos de debates em torno do desafio da MOBILIDADE URBANA e da consolidação da POLÍTICA DE INCENTIVO AO USO DE BICICLETAS NAS CIDADES, e falar um pouco de temas relevantes para a mobilidade no Rio de Janeiro no que se refere à bicicleta:

• Integração com os transportes públicos (trem, metrô, ônibus e Barcas)

• Comportamento

• Segurança

• Legislação

• Infraestrutura

• Meio Ambiente 

 

O encontro técnico deverá ser realizado no hotel J.W Marriot de Copacabana (dia 21 de setembro, segunda-feira, das 9:00h às 18:00h). A rota ciclística e visita técnica (dia 22/09) terão como foco a ciclovia de Laranjeiras – partida da Rua Ererê, Cosme Velho, reunindo parceiros, patrocinadores, colaboradores, ciclistas, cicloativistas, representantes das prefeituras brasileiras e governos estaduais, ONGs etc.

 

Além da agenda técnica, o evento prevê também, durante os três dias de realização, o tradicional passeio ciclístico no domingo, dia 20/09, no Aterro do Flamengo, que este ano terá também uma prova de “slow bike” e exibição de BMX Free Style. 

 

O biciRio é parte das iniciativas oficiais da Semana do Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro e prevê uma rica e intensa agenda de debates, visitas técnicas e o tradicional passeio ciclístico, que abrirá o evento no dia 20 de setembro – Dia Mundial Sem Carro.


Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - biciRio 2015

biciRio 2015

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário