23 de outubro de 2014
Editorial
Enfim, chegamos às calçadas

 

 photo IMG_8610_zps30d11df6.jpg

Calçada exemplar na cidade de Munique/ Foto: Du Dias

Algumas boas notícias nesta semana. São Paulo completou 100 km de novas ciclovias e ciclofaixas, com a inauguração de mais um trecho no Jardim Helena, zona leste da cidade, um dos bairros campeões no uso de bicicletas pelos seus moradores, todos os dias da semana. A nova ciclofaixa tem quase 12 km e conecta o bairro à estação de trens urbanos, em São Miguel. Dias antes, a Companhia de Engenharia de Tráfego havia anunciado um ambicioso plano para facilitar a travessia de pedestres e ciclistas nas pontes da cidade, numa resposta à campanha Adote uma Ponte, da Ciclocidade, e apoiada pelo Mobilize. A operação já está em prática experimentalmente na Ponte da Casa Verde e deve ser inaugurada até novembro.

Além disso, há novidades também em sistemas de bikes compartilhadas: Fortaleza estará recebendo suas primeiras 15 estações ainda em novembro, com 150 bicicletas. A capital cearense conta hoje com 16,5 km de ciclofaixas e 75 km de ciclovias, mas deverá receber mais alguns quilômetros para apoio ao novo sistema de compartilhamento. Enfim, as bicicletas públicas se espalham pelo país.

Surge daí a pergunta óbvia: depois das faixas de ônibus e infraestrutura para ciclistas, como ficam as calçadas, já que um terço das viagens urbanas no Brasil são feitas a pé?

Há, felizmente, algumas respostas. Primeiro foi a prefeitura de Salvador, que anunciou a recuperação de 50 km de calçadas na cidade pelo programa Eu curto meu passeio - Salvador acessível a todos. Na sequência, foi a vez de São Paulo apontar soluções para o grave problema que aflige pedestres e cadeirantes e emperra a mobilidade leve na capital paulista: nos próximos dias a prefeitura da cidade vai abrir uma licitação para selecionar empresas que farão a reforma das calçadas, caso os proprietários dos imóveis não as conservem de forma adequada. Aguardemos.

Devagar, o tema da mobilidade urbana começa a fazer parte dos assuntos cotidianos dos brasileiros e até dos programas escolares, como revela a matéria sobre o Comitê de Mobilidade da Escola Viva, um belo exemplo para todas as instituições de ensino do país. E bem devagarinho o país avança, mas ainda longe dos padrões de conforto e segurança das cidades mundiais, como é o caso de Chicago, de onde a publicitária Mila Guedes manda seu post para o blog Milalá.

Lá na metrópole americana Mila pode circular livremente com a sua scooter elétrica, a Julinha, e embarcar no metrô e nos ônibus que, aliás, dispõem de dispositivos para o transporte de bicicletas. Vamos com ela(s).

Por fim, vale lembrar que o Mobilize está participando do Prêmio Mobilidade Minuto. Acesse o site Cidade em Movimento e vote em nós!


Marcos de Sousa

Editor do Mobilize 

Notícias
Prefeitura de SP anuncia licitação para reforma de calçadas
Comerciantes contra ciclovias mudam de ideia, diz cicloativista dos EUA
No Recife, investimentos em mobilidade não dialogam com a paisagem urbana
Em SP, escola dá lições de mobilidade sustentável
Giro das bicicletas compartilhadas pelo Brasil
Campanha
Participe
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Blogs
Acessibilidade
Chicago, cidade da liberdade
Destaques
Prêmio
Prêmio Mobilidade Minuto: Vote no Mobilize!
Transporte coletivo
BRT, VLT ou Monotrilho, qual é a melhor solução de média capacidade?
Bicicleta
BikeSampa começa a operar estações em terminais de ônibus
Políticas Públicas
Prefeitura de Natal suspende licitação para Plano de Mobilidade Urbana
EVENTOS
Título do Evento: Concurso 3 Estações
Data: 04/11/2014 à 12/11/2014
Local: São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: Concurso de ideias para projetos de acessibilidade e mobilidade em três estações de trens metropolitanos na zona sul da capital paulista. Mobilize apoia este concurso promovido por USP Cidades/Embarq/WRI
Título do Evento: II Fórum Operações Urbanas Consorciadas*
Data: 30/10/2014
Local: Hotel Meliá - Rua João Cachoeira, 107 Itaim Bibi, São Paulo - SP - Todas as cidades brasileiras
Resumo: Evento em São Paulo destina-se a setores capacitados a participar de Operações Urbanas Consorciadas em cidades brasileiras
Título do Evento: 3º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana da ANTP
Data: 28/10/2014 à 30/10/2014
Local: Expo Center Norte - São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: Já estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Nacional da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos, que acontece de 28 a 30 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS