07 de novembro de 2014
Editorial
Avenidas para pessoas, não para máquinas

Em seu blog Pé de Igualdade, a arquiteta Meli Malatesta dedica um texto às observações do escritor Álvares de Azevedo sobre a cidade de São Paulo por volta dos anos 1840. "As calçadas do inferno são mil vezes melhores", dizia o poeta romântico no período em que estudava na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. 

Projeto Nova Paulista (1967)

Graças ao café, e depois, à indústria, a cidade enriqueceu e chegou a ter uma urbanização bem consolidada, incluindo as calçadas, que foram inteiramente renovadas a partir dos anos 1860. E basta rever as fotos da cidade na virada do século para confirmar essa evolução positiva, que teve um marco na criação da avenida Paulista e durou até os anos 1950. A partir daí, com a expansão da área urbanizada e o aumento da frota de automóveis e ônibus, os pedestres foram perdendo prestígio e as calçadas reduzidas, abandonadas ou simplesmente eliminadas. Tudo para abrir mais espaço ao tráfego motorizado  e facilitar a entrada e saída dos carros nos imóveis. E o que era calçada se tornou rampa de garagem.

O fenômeno repetiu-se, com maior ou menor intensidade, em todas as grandes cidades do país, transformando o caminhar numa aventura arriscada, quase um rally urbano a pé. O resultado foi o abandono das ruas e o crescimento do uso do carro, mesmo para pequenos trajetos, num cíclo que entupiu as ruas de veículos e acelerou mais ainda a degradação urbana. Um ciclo vicioso.

Nesta semana, a cidade está debatendo a proposta de implantar uma ciclovia na velha Paulista, via relativamente bem sinalizada, com calçadas nota 9, segundo o Levantamento Calçadas do Brasil. Mas, pedalar ali é mesmo uma tarefa dura e arriscada, o que explica a invasão de bikes pelas calçadas, um compartilhamento forçado do espaço público para preservar a vida de quem usa a bicicleta.

Hoje 75% do espaço da avenida é dedicado a pistas para carros. Além disso, o sistema de tráfego conta com duas vias paralelas de mão única, cada uma delas com mais três pistas. No total, são 12 pistas exclusivas para automóveis no corredor da Paulista. E nenhuma para bicicletas.

Hoje o portal Uol publicou um texto do jornalista Wellington Ramalhoso que lembra o projeto de transformação da avenida em um boulevard de tráfego leve, com prioridade para os pedestres, lá anos 1970. O projeto era assinado pelo engenheiro Figueiredo Ferraz e pelo arquiteto Nadir Mezerani. A proposta, chamada Nova Paulista, sofreu forte oposição e foi executada em um trecho de apenas cem metros. 

Passados mais de 40 anos, com metrô no subsolo e sempre repleta de pedestres, a Paulista parece lembrar e reiterar sua vocação de local de convivência e passeio. E pede mudanças: ciclovias, pistas para transporte coletivo, calçadas bem mantidas e árvores, muitas árvores, para nos proteger do calor e conservar os ciclos naturais da água.

E onde se lê Paulista, leia-se qualquer grande avenida do Brasil.

 
Marcos de Sousa
Paulistano, editor do Mobilize Brasil
Notícias
Quem zela pela cidade? Os que olham a cidade
Começa a surgir a nova orla do centro do Rio
VLT em Uberlândia: proposta será divulgada em audiência pública
VLT de João Pessoa será testado em dezembro. Tarifa fica R$ 0,50
Português reinventa roda de bicicleta e promete menor fadiga muscular
Só corredor de ônibus não resolve transporte em SP, diz Lerner
O viaduto do Cocó e a mobilidade em Fortaleza: o que mudou um ano depois
Com ciclovia em estudo, avenida Paulista já teve obra para virar calçadão
Campanha
Participe
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Blogs
Pé de Igualdade
Álvares de Azevedo e as calçadas de Sampa
Vídeos
Compartilhamento da via
É Por Aí - No Caminho do Bem
Galeria de Fotos
Ponte da Casa Verde
Casa Verde é a primeira ponte em SP a ter ciclovia
EVENTOS
Título do Evento: Diálogos sobre os Avanços na Inclusão da Pessoa com Deficiência
Data: 17/11/2014
Local: Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência - São Paulo-SP
Resumo: O Seminário "Diálogos sobre os Avanços na Inclusão da Pessoa com Deficiência", acontece no próximo dia 17 de novembro, no auditório da Secretaria dos Direitos das Pessoa com Deficiência, na Barra Funda
Título do Evento: Pensando as Cidades, Ciclo Internacional de Palestras sobre Mobilidade
Data: 10/11/2014
Local: ACE - R. Cap. Euclides de Castro, 360 - Coqueiros - Florianópolis (SC) - Florianópolis-SC
Resumo: Pensando as Cidades - Ciclo Internacional de Palestras sobre Mobilidade Urbana e Planejamento das Cidades começa em 10/11 em Florianópolis com a palestra do consultor em mobilidade urbana da Assembleia Legislativa do RS, Emilio Merino Dominguez.
Título do Evento: Audiência Pública: Orçamento da cidade de SP para área de transportes
Data: 06/11/2014
Local: Auditório Prestes Maia (1º andar) da Câmara - São Paulo-SP
Resumo: Audiência na Câmara Municipal discutirá o orçamento da cidade de São Paulo para a área de mobilidade e transportes
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS