Só corredor de ônibus não resolve transporte em SP, diz Lerner

Ex-prefeito de Curitiba, arquiteto Jaime Lerner diz que faixas exclusivas para ônibus na capital paulista não são suficientes e que "é preciso pensar em rede"

Notícias
 

Fonte: Exame  |  Autor: Exame  |  Postado em: 05 de novembro de 2014

Corredores só não basta para SP, diz Jaime Lerner

Corredores só não basta para SP, diz Jaime Lerner

créditos: Fabio Arantes / Prefeitura de São Paulo

 

"Não há sociedade que se aguente usando o carro como usamos hoje. O carro é o cigarro do futuro”, afirmou  o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, reconhecido por renovar o modelo de transporte público dessa cidade. 

 

Lerner, que também foi governador do Paraná, falou hoje (5) no "Exame Fórum Sustentabilidade", que debateu o desafio do planejamento urbano, e foi categórico ao classificar o uso que as grandes cidades brasileiras fazem dos automóveis.

 

Quanto às iniciativas que estão sendo tomadas pela Prefeitura de São Paulo para priorizar o transporte público, o arquiteto considerou 'louváveis, mas ainda insuficientes': “Vejo que São Paulo deu um passo importante, mas não dá para achar que uma faixa pintada no chão vai resolver o problema”, disse.

 

Ainda sobre os corredores na capital paulista, ele ressaltou que 'é preciso pensar em rede': "Não é viável pensar no transporte de apenas duas vezes por dia”, argumentou.

 

Moradia em área de estacionamentos

Além de melhorar a mobilidade, a prioridade para o transporte público pode ajudar a resolver o problema da moradia na capital paulista, de acordo com Lerner. 

 

Segundo ele, o espaço hoje reservado para estacionamentos poderia servir para construir habitações populares. O que, segundo ele, reduziria os vazios do centro da cidade e melhoraria o acesso das pessoas aos seus locais de trabalho.

 

“São Paulo tem 5 milhões de carros. Cada um ocupa duas vagas, uma em casa e outra no trabalho, o que dá 50 m2. Esse é o tamanho de muitas moradias populares. Com esse espaço daria para resolver o problema de muita gente”, afirma.

 

Com mais gente morando no centro, outros problemas seriam reduzidos, como a degradação dos bairros centrais da cidade, argumenta Lerner. “O que faz a vida na cidade é gente”, afirma.

 

O arquiteto diz, no entanto, que a defesa do transporte público não elimina o uso do carro. “Estamos vivendo o fim de uma era do carro. Não é que não vai ter mais, mas ele será usado apenas para viagens, lazer. Para o dia a dia da cidade, a única alternativa é o bom transporte público, que funcione de forma integrada”, conclui.

 

Jaime Lerner, no EXAME Fórum Sustentabilidade em 05.011.2014

 Arquiteto Jaime Lerner no Exame Fórum Sustentabilidade, em São Paulo. Foto: Lela Beltrão / Exame


Leia também:

Urbanista e ex-prefeito de Curitiba vai propor a SP 'corredores circulares' 

Automóvel, o cigarro do futuro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário