Observatório da Bicicleta, a nova plataforma em defesa da ciclomobilidade

Site da União de Ciclistas do Brasil acaba de ser lançado e pretende ser uma ferramenta colaborativa que reunirá conhecimentos e acolherá iniciativas em prol da bicicleta

Notícias
 

Fonte: UCB  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de fevereiro de 2020

Portal reunirá pesquisas e iniciativas em prol da

Portal reunirá pesquisas e iniciativas em prol da bicicleta

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

É fato. A bicicleta conquista cada vez mais espaço nas cidades brasileiras, da mesma forma que observamos o aumento no número de pesquisas e artigos técnicos sobre o tema, assim como de outros materiais como vídeos e podcasts, gerados tanto dentro das universidades como por iniciativa de organizações da sociedade civil e movimentos que apoiam a mobilidade ativa.

 

Mesmo assim, faltam canais de divulgação destes dados e indicadores produzidos, e as políticas públicas de inclusão da ciclomobilidade ainda são tímidas e descontínuas. Na outra ponta está a parcela da população que se interessa pelo assunto, mas que recebe estas informações de modo disperso, ou nem isso. 

 

Para buscar contribuir com a melhoria desta situação, e preencher essas lacunas, a UCB - União de Ciclistas do Brasil, com patrocínio do Banco Itaú, colocou no ar nesta semana o portal Observatório da Bicicleta

 

O coordenador do site, André Soares, explica que a plataforma pretende contribuir para o desenvolvimento de estudos e a divulgação de materiais sobre bicicleta, além de promover sua inclusão efetiva no sistema de mobilidade urbana. Como exemplo, ele cita a seção de boas práticas do cicloativismo.

 

A primeira versão do portal do Observatório já está online; é dividida em seções, com um conteúdo básico, mas representativo da variedade de temáticas que a bicicleta articula. Uma nova versão está prevista para entrar no ar em seis meses e prevê a realização de pesquisas próprias e a expedição de petições ao poder público, diz Soares.

 

Próximos passos

O Observatório da Bicicleta concentrará as informações de monitoramento público que hoje são praticadas pela UCB na esfera nacional: das políticas públicas desenvolvidas (e faltantes) pelo poder executivo, das matérias legislativas em trâmite no poder legislativo e das jurisprudências advindas do poder judiciário – o objetivo é estimular e assessorar organizações locais a realizarem o mesmo monitoramento em suas localidades.

 

 

Acesse o portal Observatório da Bicicleta

 

Leia também:
Como aumentar o uso da bicicleta nas cidades brasileiras?
Programa Bicicleta Brasil. Agora vai?
Bicicleta é mais sustentável, melhor para o bolso e a saúde, diz estudo
Qual a participação da bicicleta na economia do país?
Bicicleta melhora atividade motora de doentes neurológicos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário