Aberta consulta pública para o Plano de Mobilidade Urbana

Propostas ao PlanMob-Brasil podem ser enviadas ao governo federal até dia 3/7. Plano irá orientar ações e investimentos de estados e municípios na mobilidade sustentável

Notícias
 

Fonte: Min. Cidades/ Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de junho de 2026

Plano vai orientar investimentos na mobilidade urb

Plano vai orientar investimentos na mobilidade urbana

créditos: Reprodução

O Ministério das Cidades abriu processo de consulta pública para recolher sugestões da sociedade para a primeira etapa de elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PlanMob-Brasil).

 

As contribuições ao PlanMob podem ser enviadas entre os dias 4 de junho e 3 de julho de 2026, por meio da Plataforma Brasil Participativo

 

O objetivo, explica o governo, é auxiliar estados e municípios a elaborar sistemas de mobilidade que priorizem a mobilidade ativa (a pé ou por bicicleta) e o transporte público, de modo a tornar os deslocamentos nas cidades mais acessíveis, seguros, eficientes e sustentáveis. 

 

Com o plano, gestores terão um instrumento para orientar ações e investimentos públicos e privados para a mobilidade urbana sustentável em todo o país.

 

Diretrizes

Nesta primeira etapa de construção, o PlanMob-Brasil apresenta um panorama da mobilidade urbana no país e propõe diretrizes para orientar o futuro do setor. A proposta considera temas fundamentais como acesso, inclusão, sustentabilidade ambiental, mobilidade ativa, transporte público coletivo, planejamento territorial e fortalecimento da gestão pública, respeitando as diferentes realidades das cidades brasileiras.

 

As contribuições recebidas durante a consulta pública vão ajudar a definir os próximos passos da construção do plano. Na etapa seguinte, serão elaboradas metas, indicadores e estratégias para acompanhar a implementação das ações propostas.

 

O objetivo é fortalecer a atuação conjunta entre União, estados e municípios e alinhar o planejamento da mobilidade urbana a iniciativas já desenvolvidas pelo governo federal, como o Novo PAC, o Programa Bicicleta Brasil, a Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (Enabici), o Plano Clima, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e a plataforma Viabiliza.

 

Leia também:
Marco legal: entidades pedem a Lula veto a artigo que ameaça gratuidades
Ministério das Cidades vai apoiar municípios no transporte público
Mobilidade nas eleições: debate vai debater Segurança Viária
Crise energética como oportunidade perdida para transformar a mobilidade

Apoie o Mobilize Brasil




Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário