Senado vota exigência de mobilidade urbana em obras nas cidades

Parlamentares podem votar amanhã (2) projeto de lei que permite dimensionar os impactos da construção de empreendimentos para os deslocamentos nos bairros das cidades

Notícias
 

Fonte: Agência Senado  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de abril de 2024

PL em votação: como uma obra afeta a mobilidade no

PL em votação: como uma obra afeta a mobilidade no bairro

créditos: Agência Senado/ Metrô do Recife

O Plenário pode votar nesta terça-feira (2) o projeto de lei (PL) 169/2020, que inclui a mobilidade urbana entre os aspectos a serem analisados nos estudos prévios de impacto de vizinhança (EIV).

 

Esses documentos são usados para dimensionar os efeitos da construção de empreendimentos nas cidades no bairro, como, por exemplo, no trânsito. A sessão deliberativa está marcada para as 14 horas.

 

O PL 169/2020, da Câmara dos Deputados, altera o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001). Pela legislação em vigor, o EIV já deve analisar aspectos como a consequência das construções para o solo, a valorização imobiliária, o patrimônio natural e cultural, o tráfego e o transporte público.

 

O projeto acrescenta a mobilidade urbana no rol de variáveis a serem estudadas. Com a mudança, passam a ser considerados os impactos dos novos empreendimentos sobre os modos ativos de deslocamento — como bicicletas, patinetes e caminhadas. 

 

O texto foi aprovado em março pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), com relatório favorável do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

 

Leia também:
Governo regulamenta programa para descarbonizar veículos
Lei que prorroga prazo para Planos de Mobilidade Urbana é sancionada
Seminário na Câmara discute o Sistema Único de Mobilidade
Prefeitura de SP suspende projeto de nova Marginal do Pinheiros

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário