Bicicleta melhora atividade motora de doentes neurológicos, diz pesquisador

Palestra no Bicicultura tratou do ato de pedalar como estimulador da atividade motora em pacientes de Parkinson e outras doenças que afetam os movimentos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marília Hildebrand/ Mobilize  |  Postado em: 08 de junho de 2018

Médico John Fontenele (à esq.), que falou no Bicic

Médico John Fontenele, que falou no Bicicultura

créditos: Marília Hildebrand/ Mobilize

 

Começou hoje (8) no Rio de Janeiro o Bicicultura, encontro que celebra a bicicleta como meio de transporte nas cidades brasileiras, organizado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB). E o Mobilize está lá, com a colaboradora Marília Hildebrand na cobertura de palestras e das várias atrações nestes três dias do evento.

 

De manhã, acompanhamos a palestra do médico e pesquisador em neurociência do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), John Fontenele Araújo, que falou sobre o impacto na saúde pública do uso da bicicleta. 

 

Desde 2016,  após participar de uma pesquisa na Inglaterra, Fontenele passou a estudar como a bicicleta estimula a atividade motora e o sistema cardiovascular, e traz ganhos à saúde de pessoas como pacientes de Parkinson e outras doenças comprometedoras dos movimentos, e pode melhorar a sua qualidade de vida.

 

"O que a bicicleta diz ao nosso cérebro?", é a pergunta que a equipe da UFRN vem se fazendo, diz o pesquisador. E acrescenta: "Porque na verdade o efeito de pedalar, o trabalho rítmico com as pernas,  provoca certas atividades neurais que trazem beneficios à saúde. Principalmente nas doenças neurodegenerativas. E o Parkinson é uma delas, e que mais tem sido estudado pelo nosso grupo", diz Fontenele. 

 

Leia também:
Bicicleta é mais sustentável, melhor para o bolso e a saúde, diz estudo
A bicicleta pela saúde em São Paulo
Estudo comprova: Façam ciclovias, os ciclistas virão
Uso de bicicleta pode reduzir em R$ 34,4 mi gastos do SUS em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário

Mais lidas


  • Nenhuma notícia encontrada.