Velocidade máxima de 50 km/h nas ruas, defende projeto no Congresso

No Dia do Ciclista, entidades debatem no Congresso Nacional projetos para reduzir a velocidade nas vias e para uma maior responsabilização em sinistros de trânsito

Notícias
 

Fonte: Rádio Câmara/ Mobilize  |  Autor: Rádio Câmara  |  Postado em: 19 de agosto de 2022

Ghost bike em Floripa. Acalmar o trânsito, querem

Ghost bike em Floripa. Acalmar o trânsito, querem ciclistas

créditos: Pedala Floripa

Pesquisas revelam que perto de 7% da população brasileira usa a bicicleta como meio principal de transporte. Não à toa, o Congresso Nacional discute neste momento um projeto para redução da velocidade dos carros nas vias urbanas. A proposta parte de estudos internacionais que apontam o máximo de 50 km por hora para garantir a mobilidade ativa a todos os cidadãos, tanto motoristas como ciclistas e pedestres. 

 

Neste dia nacional do ciclista, 19 de agosto, a coordenadora do Rodas da Paz, Renata Aragão, acredita que a velocidade deve ser compatível com a vida de quem atravessa a rua com mobilidade reduzida. Ela acrescenta que o máximo atual de 80 km por hora faz com que seja até inseguro reduzir a velocidade quando necessário. Renata é mãe do estudante Raul Aragão, que morreu aos 23 anos, em 2017, quando pedalava pela via L2 Norte e foi atingido por um veículo.  

 

A ativista também defende alterações na legislação dos sinistros, para aumentar a responsabilização sobre os motoristas que provocam acidentes envolvendo ciclistas, mesmo que não tenham ingerido bebida alcoólica ou outra substância ilícita. Para Renata Aragão, a legislação já é branda e mesmo assim o Poder Judiciário, segundo ela, não aplica instrumentos disponíveis para punição dos responsáveis por acidentes com vítimas.

 

Leia também:
Espírito Santo teve 15 mortes de ciclistas em apenas três meses
Ato no Recife terá 'ghost bike' para lembrar ciclista morto na Av Caxangá
Em Brasília, o abandono que custa vidas
Expresso #71: Parem de matar ciclistas!
Na cidade, 30 km/h. Amsterdã mostra porque...


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário