Na cidade, 30 km/h, Amsterdã mostra porque...

Amsterdã vai reduzir a velocidade para 30 km/h em toda a cidade até o final de 2023. Teste prático comprova os ganhos de segurança

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Fonte: Dutch News  |  Autor: Senay Boztas/Dutch News  |  Postado em: 27 de maio de 2022

O teste em uma rua de Amsterdã

O teste em uma rua de Amsterdã

créditos: Sanne Couprie/Dutch News


A distância de frenagem aumenta dramaticamente quando um carro circula a 50 km/h em comparação com a velocidade de 30 km/h.
O conceito, que já é bem conhecido, foi demonstrado - na prática - em um teste realizado na cidade de Amsterdã, na Holanda, para o lançamento de uma campanha de segurança de trânsito. Michiel Pas, instrutor do órgão de segurança de trânsito Veilig Verkeer Nederland (VNN) fez uma demonstração em uma via onde o limite de velocidade cairá em breve para 30 km/h, mostrando os efeitos da velocidade em uma faixa de pedestres. 


Considerando o tempo de reação de um segundo, um carro leva cerca de 13 metros para parar a 30 km/h. O mesmo veículo, à velocidade de 50 km/h, percorreu quase 28 metros. Ou seja, mais que o dobro do espaço...“A 50 km/h, se vejo uma criança atravessandoa rua, o tempo de reação me leva 15 metros mais longe… Nessa velocidade, eu atropelaria alguém”, disse Pas.


Em uma demonstração, ele mostrou que mesmo no melhor cenário, totalmente alerta e preparado para parar em uma linha, seu automóvel ainda percorreria 3,70 m quando ele pisasse no freio a 30 km/h e em condições climáticas ideais. Uma velocidade mais alta, distrações e chuva podem, disse ele, ser a diferença entre um pedestre vivo ou morto.


Vida nas ruas
Egbert de Vries, chefe de trânsito e transporte de Amsterdã, explicou que a demonstração ilustra bem por que a cidade inteira estará reduzindo a velocidade do tráfego para 30 km/h no final de 2023 – a primeira cidade holandesa a fazê-lo em escala. “Fala-se muito sobre vítimas de trânsito, o que significa que também existem criminosos, mas ninguém que dirige um carro acorda e pretende atropelar alguém naquele dia”, disse ele. “É vital que todos, motoristas, motociclistas, ciclistas, enfim todos, circulem no máximo a 30 km/h. Nessas condições o trânsito se torna mais seguro para os outros e para si mesmo".


Conforme as estimativas da autoridade de trânsito de Amsterdã, entre 40% a 60% dos motoristas aceleram com frequência para velocidades acima das permitidas (ou recomendáveis) e às vezes inconscientemente. Além disso, as estatísticas mais recentes de acidentes sugerem que mais ciclistas, o grupo mais vulnerável, estão sendo gravemente feridos no trânsito da região.


Embora as mortes no trânsito mostrem um padrão de declínio nas últimas duas décadas, os especialistas holandeses estimam que a redução da velocidade reduziria o número atual de cerca de 600 mortes no trânsito por ano em 22% a 31%. Gerard Slegers, vice-presidente do órgão regional de trânsito Vervoerregio Amsterdam, disse que a vida na cidade (na Holanda) induz à distração e, portanto, reduzir a velocidade é vital. “As pessoas estão com pressa, estressadas, em seu próprio mundo ou apenas andando com o tráfego ao seu redor”, disse ele em um comunicado à imprensa. “A campanha de velocidade destina-se a condutores que andam demasiado rápido, conscientemente ou não, em aglomerados urbanos e vias locais. A demonstração da frenagem mostra claramente que uma pequena diferença na velocidade faz uma enorme diferença para a segurança no trânsito", comcluiu Slegers.


Leia a matéria completa (em inglês) no site DutchNews.nl


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