A prefeitura de Salvador (BA) entregou nesta semana a primeira etapa da requalificação da Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, região sudeste da capital baiana. Nesta primeira fase foram feitas intervenções em 2km da via, no trecho entre o viaduto Mario Andreazza e a Rua do BPO. Além da requalificação da avenida e da construção de uma ciclovia, há novos pontos e abrigos de ônibus, calçadas mais amplas e com dispositivos de acessibilidade.
Dividido em duas etapas, o projeto de requalificação prevê ainda a instalação de lixeiras e balizadores, intervenções paisagísticas, melhorias na rede de drenagem e reforço na iluminação pública, com a instalação de 100 luminárias. Segundo a prefeitura, a reforma tem como objetivo promover a mobilidade ativa e o transporte público, seja para o lazer como para o transporte.
Medidas para os usuários de veículos motorizados no entanto também serão adotadas, como a ampliação da alça de acesso ao viaduto Mário Andreazza, prevista para a segunda etapa do projeto, cujo orçamento ainda se encontra em fase de conclusão. Na próxima fase, serão feitas intervenções da rua BPO até a orla, alcançando os 4km de extensão da avenida.
Apesar de estar a 25 km do centro de Salvador, o bairro de Itapuã é um dos mais tradicionais e famosos da capital baiana. Além de “Tarde em Itapuã”, de Vinicius de Moraes, o bairro também era a grande inspiração para a composição das músicas praianas de Dorival Caymmi, que empresta seu nome para a avenida mais extensa do distrito soteropolitano.
Leia também:
Em Salvador (BA), projeto de lei regulamenta colocação de mesas e ...
Um "passeio" pelas calçadas de Salvador - Vídeos - Mobilize Brasil
VLT de Salvador terá mesmo espaços para marisqueiras
Salvador, metrópole dividida: análise de uma via de alta velocidade ...
Apoie o Mobilize Brasil
