Nesta semana, a Câmara Municipal de Salvador (BA), aprovou projeto de lei regulamentando as mesas e cadeiras colocadas por bares e restaurantes nas ruas e calçadas da cidade. A proposta, aprovada por unanimidade, diz que bares, restaurantes e estabelecimentos similares tem autorização para utilizar áreas públicas, desde que obedeçam aos limites de recuo frontal para a colocação dos equipamentos móveis.
Segundo o texto, “A ampliação da área ocupadas com mesas e cadeiras, no logradouro público, importará na colocação de elemento de proteção e/ou outro elemento de marcação do limite, a exemplo de jardineiras, vasos altos, etc.” Além da colocação de mobiliário nas vias públicas, o projeto de Lei 52/21 também regulamenta os estacionamentos na capital baiana.
De acordo com o projeto aprovado, os passeios devem estar livres para passagem de pedestre e pessoas com deficiência. A proposta ainda determina que a ocupação de calçadas e áreas públicas somente poderá ser feita com a colocação de mesas, cadeiras e placas removíveis que não causem danos ao calçamento ou ao mobiliário urbano, sem prejudicar o fluxo de pedestres e motoristas. O espaço só poderá ser utilizado durante o funcionamento do estabelecimento, de acordo com o novo regramento.
Após aprovação na Câmara, a lei ainda depende de sanção do prefeito Bruno Reis. Chama atenção que um projeto que garanta as condições de transporte ativo, beneficiando pedestres, crianças, idosos e pessoas com deficiência seja aprovado ao mesmo tempo que foi aprovada uma nova lei de uso do solo, de caráter rodoviarista e com impactos significativos na qualidade de vida do soteropolitano e que também traz propostas de mudanças no Plano Diretor de Salvador (PDDU).
Leia também:
Calçadas ruins são risco à saúde pública - Mobilize Brasil
Belém quer regulamentar uso de calçadas por restaurantes
Arrumar a sua calçada. - Mobilize Brasil
Guia do Espaço Público - Mobilize Brasil
Apoie o Mobilize Brasil
