O portal A Tarde revelou em reportagem nesta sexta-feira (20) quais adaptações estão sendo realizadas nos trens do futuro Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT de Salvador. E trouxe fotos inéditas dessa reforma, cedidas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pelo projeto do novo sistema.
As imagens fazem jus à promessa do governo baiano de 2023: em cada um dos 40 trens, estão sendo instaladas quatro bancadas para o transporte das marisqueiras dos pescadores do Subúrbio Ferroviário, uma prática tradicional que durou até a desativação do antigo trem em 2021.

Protótipo dos espaços para marisqueiras nas composições do VLT Foto: CTB
À época da extinção do trem do Subúrbio, o líder comunitário Joceval Tibúrcio resumia assim a apreensão de todos ali: "Essa conexão entre o peixe barato e a tarifa acessível do trem era o que permitia que as pessoas de baixa renda trabalhassem e levassem o sustento para casa", explicava.
Os trens do novo sistema baiano, originalmente destinados ao projeto abandonado do VLT de Cuiabá, foram adquiridos pelo governo da Bahia e, desde o ano passado, estão sendo reformados em Hortolândia, no interior de São Paulo, na fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF).
Composição do VLT, em reforma na unidade da CAF, ganhará pintura azul e vermelho, no padrão do governo da Bahia Foto: CTB
Adaptações
Que o VLT baiano terá vagões adaptados para marisqueiras e demais trabalhadores ambulantes não é novidade. Por outro lado, ainda não se sabia quais adaptações seriam realizadas nos trens mato-grossenses, para garantir um bom aproveitamento por parte dessas pessoas, diz a reportagem, e dá mais detalhes dessas adaptações:
Todas as bancadas para as marisqueiras serão de aço inox, pesando 60 kg cada uma. Para a implantação dos acessórios, alguns assentos foram retirados e seus suportes foram reaproveitados, com a instalação de um outro suporte espaçador e, por fim, de uma bandeja de aço inox, onde os produtos poderão ser colocados. Cada bandeja para marisqueiras terá 52 cm de largura e 84 cm de comprimento.
Dos 36 trens que já chegaram a Hortolândia, quatro já completaram o processo de desmontagem, com a retirada de motor, reboque, ar-condicionado, equipamentos de potência, resistência do freio, cofres, bancos de salão, engates, compressores, unidade hidráulica e pantógrafo.
Esses quatro trens, depois de desmontados, agora passam por lixamento, um ajuste prévio para o início da pintura. Os vagões eram verdes e amarelos no Mato Grosso e devem passar a ser azuis e vermelhos na Bahia, assim como acontece no metrô de Salvador.
*Título original em A Tarde: "Cada trem do VLT terá quatro espaços para marisqueiras; veja imagens"
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