Metrô e trem no Brasil têm expansão de apenas 4,1 km em 2023

Pequeno aumento foi alcançado em sistemas de Natal e Salvador. Já para 2024, estudo da ANPTrilhos aponta que metrô de BH e trem intercidades poderão impulsionar setor

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ ANPTrilhos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de abril de 2024

Sistema de trem na Grande Natal: dos poucos amplia

Sistema de trem na Grande Natal: dos poucos ampliado em 2023

créditos: CBTU/ Divulgação

Um estudo publicado nesta terça-feira (2) pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) mostrou que a expansão do sistema metroferroviário no país ficou, no ano passado, aquém das expectativas do setor. 

 

A previsão da associação para 2023 era de que o sistema crescesse 15,6 km, com obras também em Fortaleza e São Paulo - da linha 9-Esmeralda, cuja entrega está prevista para 2024.

 

Mas o crescimento no país foi de apenas 4,1 km, referentes a ampliações nos sistemas sobre trilhos de Natal (RN) e Salvador (BA). Com isso, a malha nacional alcançou 1.133,4 km, divididos em 307 km de metrô, 536 km de trem urbano, 274 km de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), 14 km de monotrilho e 0,8 km de people mover, revela a pesquisa. 

 

A Região Sudeste concentra 62,1% da extensão de trilhos, com 704,3 km, seguida das regiões Nordeste (30,5%), Sul (3,9%) e Centro-Oeste (3,5%). É o que mostra o Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2023 da ANPTrilhos. Para conferir o documento completo, clique aqui.

 

Passageiros transportados

Em relação à quantidade de passageiros transportados por trilhos no ano passado no território nacional, os sistemas registraram um aumento de 6%, o que corresponde a 2,48 bilhões de pessoas alcançadas. 

 

“A demanda de passageiros no transporte sobre trilhos permanece abaixo do patamar de 2019 e sugere uma mudança no comportamento da mobilidade nas cidades, que vai além dos efeitos remanescentes da pandemia. Os novos formatos de trabalho, com a possibilidade de atuação híbrida e remota, e o crescimento das compras pela internet estão mudando as formas de deslocamentos da população”, explica Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos.

 

Perspectivas

Nos últimos cinco anos, a expansão da malha urbana de transporte de passageiros sobre trilhos foi moderada, aponta a ANPTrilhos, com a adição de 38 km de trilhos, o que representa menos de 2% no acumulado dos cinco anos. Para os próximos cinco anos, as perspectivas são mais otimistas. Considerando apenas as obras em andamento, o crescimento poderá alcançar 66 km e 59 estações. Desse total, 20 km e 17 estações estão previstos para 2024.

 

Esse impulso, analisa a entidade, deve se dar graças a iniciativas que vêm sendo tomadas pelos governos. É o caso, na esfera federal, da retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que reserva R$ 48,8 bilhões para a mobilidade urbana. Só em 2024, esse investimento deverá ser utilizado para pôr em pé 13 projetos metroferroviários. Há iniciativas também de governos estaduais, como o de São Paulo, que realizou o leilão do Trem Intercidades, entre a capital e Campinas, em fevereiro.

 

Também projetos de transporte de média e alta capacidade estão previstos para as 21 regiões metropolitanas do país com população superior a 1 milhão de habitantes. Esses projetos deverão ser avaliados nos resultados do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também programado para iniciar em 2024.

 

Leia também:
Metrô de Teresina anuncia planos de modernização
Comissão do Senado discutirá sucateamento do metrô do Recife
Governo de SP lança edital para 44 novos trens do Metrô
Consórcio C2 vence leilão do Trem Intercidades, com oferta mínima
Linhas privatizadas em SP registram o triplo de falhas da CPTM em 2023


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?  

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário