Sinalização no transporte e para pedestres e ciclistas é precária em todo o país

Mobilize divulga o ranking com primeiros resultados, em 13 capitais brasileiras, do levantamento da Campanha Sinalize!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de agosto de 2014

Infográfico das 13 capitais avaliadas na campanha

Infográfico das 13 capitais avaliadas na campanha Sinalize!

 

Curitiba é a capital brasileira com melhor sinalização para pedestres, usuários do transporte coletivo e ciclistas. A capital paranaense ficou com a média 5,4, numa escala de 0 a 10. A pior capital é Manaus, que obteve a nota 0,7, também numa escala de 0 a 10. 

 

Os dados resultam do levantamento realizado pela campanha Sinalize!, do portal Mobilize Brasil, entre junho e julho deste ano. O trabalho foi realizado por voluntários e avaliou 25 cidades, com destaque para as 13 capitais, que obtiveram a seguinte colocação no ranking nacional: 

 

Curitiba (5,4)

Rio de Janeiro (4,6)

Porto Alegre (4,2)

São Paulo (3,8)

Belo Horizonte (3,6)

Recife (3,3)

Brasília (2,5)

Natal (2,5)

Salvador (2,1)

Cuiabá (1,9)

Maceió (1,6)

Fortaleza (1,3) 

Manaus (0,7) 

 

Na área de transporte público, foram verificados itens como as informações disponíveis nos pontos de parada e a sinalização no interior dos veículos, na maioria sistemas de ônibus ou corredores inteligentes de ônibus (BRTs), mas também metrôs, trens urbanos e até barcas, no caso do Rio de Janeiro.

 

Em relação à sinalização para pedestres, os avaliadores procuraram verificar a existência de faixas de travessia, placas de advertência, semáforos específicos para os pedestres e placas indicativas para orientação de quem opta por transitar a pé pelas cidades.

 

"O objetivo desse primeiro levantamento é chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a precariedade da sinalização voltada a quem não anda de automóvel. No Brasil, os passageiros chegam aos pontos de ônibus e não encontram nada que indique quais linhas de ônibus passam ali, a que hora passam e quais são seus itinerários. E também não há sinalização para ajudar os pedestres a encontrar os melhores caminhos ou para indicar os principais pontos de referência da região. Assim, quando podem, as pessoas preferem sair de carro, aumentando os congestionamentos urbanos", explica Eduardo Dias, coordenador da campanha Sinalize!

 

Du Dias, que é ciclista urbano, lembra que a avaliação também procurou olhar a sinalização voltada a quem usa a bicicleta como meio de transporte. À exceção das ciclovias recentemente implantadas em várias cidades, nas ruas não se vê placas, sinalização de solo ou semáforos específicos para ciclistas. "Essa carência aumenta as chances de acidentes envolvendo condutores de bicicletas e triciclos", afirma Dias.

 

Resultados

O ranking atual foi baseado em 372 avaliações em (123 de ciclistas, 128 de pedestres e 121 do transporte coletivo) em 25 cidades, mas o objetivo da campanha Sinalize! é ampliar essa amostragem com a participação de voluntários de outras localidades. 

Os resultados e formulários para avaliação estão disponíveis no site da campanha.

 

Leia também:

Sinalização é falha ou nenhuma, revela leitor na enquete do Mobilize 

Falta sinalização? Denuncie! A lei te apoia. 

Rio de Janeiro: sinalização é insuficiente, avalia leitor 

Mobilize pergunta: a sinalização de pedestres em sua cidade é boa? 

Sinalize, a nova campanha do Mobilize Brasil 

Ciclovia da Brás Leme, sinalização nota 6 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Gustavo - 13 de Agosto de 2014 às 11:18 Positivo 2 Negativo 0

Quando se pesquisarão as outras 13 capitais brasileiras? Se houver opção de nota negativa, com certeza Goiânia a receberá! Duvido haver capital brasileira com mobilidade urbana tão pobre, praticamente inexistente, quanto esta!

Clique aqui e deixe seu comentário