Sinalização é falha ou nenhuma, revela leitor na enquete do Mobilize

Em diversas cidades, a qualidade da sinalização para pedestres é ruim. Faltam faixas, sinais para deficiente físico, mapas de orientação e o tempo de travessia é curto

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de agosto de 2014

Sinal sonoro para deficientes: algo raro no país

Sinal sonoro para deficientes: algo raro no país

créditos: Carlos Poly/ACS

 

O Mobilize lançou no mês passado, em sintonia com a campanha Sinalize!, a seguinte pergunta aos leitores caminhantes, que enfrentam o desafio diário de orientar-se por nossas ruas e avenidas: "Qual o principal problema de sinalização urbana em sua cidade?"

 

Hora de encerrar a enquete, é a vez de conferirmos os resultados. Ao leitor, o próximo passo, sugerimos, é se engajar na campanha de sinalização do Mobilize. Basta entrar na página do Sinalize!, imprimir o formulário e sair in loco checando a qualidade da sinalização nos espaços de sua cidade. 

 

Agora, os resultados da enquete. De bate-pronto, o que chamou mais a atenção nas respostas foi que a maioria das pessoas (62,75%) assinalou a alternativa "todas as anteriores". Ou seja, quando o assunto é sinalização para não-motorizados, pode-se afirmar que nossas cidades estão muito longe do padrão de qualidade esperado: falta de tudo um pouco. 

 

Vejam as porcentagens de respostas para cada alternativa da enquete: 

 

1. Falta de faixa de pedestres: 7,84%

2. Tempo curto de abertura dos sinais para pedestres: 10,78%

3. Ausência de sinais para deficientes físicos: 7,84%

4. Falta de mapas para orientação aos pedestres:  10,78%

5. Todas as anteriores:  62,75%

   

O leitor comenta

Além de votar, muitos leitores deram depoimentos, todos reveladores da não atenção das administrações públicas para com este direito do cidadão: 

 

O leitor James, por exemplo, mandou uma mensagem que mostra quão mal informada anda a população de sua cidade, Manaus (AM). Ele diz: "Sendo muito sincero, eu nem sabia que existia sinais para deficientes físicos e, mesmo que soubesse, tenho quase certeza de que em Manaus não teria nada disso...". E denuncia em seguida "a falta de calçadas adequadas para deficientes físicos ou mesmo mais decentes para todos."

 

O curto tempo para atravessar também é citado pelos leitores. Sebastião Moreira, de Vitória (ES), conta que o mesmo nas vias com faixas pintadas, há "zero segundo" para o pedestre passar, a exemplo dos cruzamentos da av. Desembargador Santos Neves com rua Eugênio Neto e da rua Saul Navarro com Aleixo Neto. "Nesses trechos, o pedestre se vê sempre no meio dos carros, que "estão sempre liberados, vindos de um lado ou do outro", diz ele.  

 

Já em Aracaju (SE), além da falta de faixas, e do tempo "curtíssimo" do sinal de pedestres, muitos motoristas desrespeitam o pedestre, sem que haja qualquer fiscalização contra essa prática, reclama o leitor Paulo, acrescentando que na capital sergipana inexiste também sinalização para o deficiente físico, ou sequer política de mobilidade não-motorizada. Por fim, avalia o leitor: "Não há mapas do sistema de transporte, nem das ruas, o que dificulta a circulação seja a pé, de bicicleta ou de ônibus", conclui.

 

Situação semelhante à relatada pela leitora Milda, de Ribeirão Preto (SP): "Aqui os pedestres têm baixa prioridade. As faixas são mal posicionadas e há motoristas que simplesmente não respeitam a travessia das pessoas".

 

Leia também:

Mobilize pergunta: a sinalização de pedestres em sua cidade é boa? 

Falta sinalização? Denuncie! A lei te apoia

Rio de Janeiro: sinalização é insuficiente, avalia leitor

Sinalize, a nova campanha do Mobilize Brasil 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário