Comissão do Senado discutirá sucateamento do metrô do Recife

Ainda sem data marcada, audiência pública solicitada pela Comissão de Assuntos Sociais do Legislativo debaterá a atual situação precária do sistema de trens da capital

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Rádio Senado  |  Autor: Iara Farias Borges/Rádio Senado  |  Postado em: 09 de maio de 2023

Falhas se tornaram corriqueiras nos trens urbanos

Falhas se tornaram corriqueiras nos trens urbanos do Recife

créditos: Reprodução

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal decidiu marcar uma audiência pública para debater a situação do sistema de metrôs do Recife. Segundo o presidente da Comissão, senador Humberto Costa (PT), que pediu o debate, atualmente este meio de mobilidade urbana está abandonado, sucateado e funciona de forma precária. 

 

Para o debate serão convidados representantes do Ministério das Cidades; da Companha Brasileira de Trens Urbanos; do BNDES; e dos sindicatos dos Metroviários e dos Engenheiros de Pernambuco. A data e a lista de convidados ainda serão definidas pela Comissão.

 

Embora o metrô seja um importante meio de mobilidade da região metropolitana do Recife, destacou Costa, atualmente não atende de forma adequada aos trabalhadores que dele dependem.

 

O parlamentar lembrou que o metrô recifense, que já foi referência no país pela qualidade, limpeza, conservação dos trens e estações e atendimento à população, hoje está em péssima situação. A ideia é discutir o problema com especialistas para recuperar este sistema de transporte, como informou a senadora Zenaide Maia, do PSD potiguar.

 

Estado de greve

As quebras e falhas em equipamentos e trens têm sido uma constante nos últimos anos. E, frente à situação de falta de manutenção do metrô pernambucano, e o risco de uma desestatização do sistema por parte do governo estadual, os metroviários do Recife decidiram, em abril passado, decretar estado de greve permanente. A categoria também reivindica que o Plano de Recuperação do Metrô do Recife, proposto pelo atual governo federal, seja colocado em prática com urgência.

 

Leia também:
Chile terá trens considerados os mais velozes da América do Sul
Num só dia, dois "acidentes" com trens em capitais do Nordeste
Que velocidade atingem os trens de passageiros no Brasil?
Mobilidade urbana em PE será tema de debate
Metrô de Quito, inaugurado em janeiro, amplia operação experimental


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário