Aglomerações do Metrô do Recife vão parar na Justiça

Procuradores entendem que a superlotação contribui para a propagação da Covid 19 e prejudica os usuários e os sistemas de saúde da região

Notícias
 

Fonte: JC  |  Autor: Roberta Soares/JC  |  Postado em: 23 de junho de 2021

Plataforma lotada no Recife: Justiça aciona Govern

Plataforma lotada no Recife: Justiça aciona Governo Federal

créditos: Felipe Ribeiro/JC Imagem


Matéria da jornalista Roberta Soares publicada hoje (23) no JC (Jornal do Commércio) de Recife, aponta que a  superlotação do Metrô do Recife em meio à pandemia foi parar na Justiça. O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco deu entrada na Justiça Federal em uma ação civil pública para que a União e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo transporte metroviário na Região Metropolitana do Recife, sejam obrigadas a adotar medidas relativas ao controle de aglomerações nas estações e vagões.


Segundo a matéria, o metrô vem operando com intervalos longos, de quase 10 minutos, mesmo nos horários de pico, gerando confusão no embarque e desembarque dos passageiros e aglomerações desumanas nos trens durante as viagens.


Na ação, os procuradores que assinam a ação pedem outras soluções para melhorar o serviço de transporte sobre trilhos. Entre elas, realização de estudo de logística, plano de ação para organização dos usuários nas plataformas e contratação de pessoal para substituir os funcionários eventualmente afastados por serem do grupo de risco para a Covid 19. Também requer que a União, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), cumpra adequadamente seu papel fiscalizatório, bem como que repasse os recursos orçamentários necessários para a execução das atividades funcionais da CBTU.


Leia mais
no site do JC


Leia também:

Aeromóvel volta ao tema em evento sobre mobilidade em Canoas-RS
Metrô de SP derruba 145 árvores de parque para obras na zona leste
Nos EUA, cidades reduzem e até abolem tarifas
Câmara Federal discute auxílio emergencial ao transporte público
Um mapa-mundi do transporte rápido


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário