Prefeitura do Rio determina volta de 100% da frota de ônibus

Resolução diz que todos ônibus comuns e veículos do BRT devem voltar a circular, para evitar lotação e riscos da covid-19. Casos parecidos já ocorrem em outras capitais

Notícias
 

Fonte: G1/ Mobilize (edição)  |  Autor: Edimilson Ávila  |  Postado em: 16 de junho de 2020

Fotógrafo flagra BRT lotado no Rio durante a pande

Fotógrafo flagra BRT lotado no Rio durante a pandemia

créditos: Yan Marcelo/Arquivo pessoal

A Prefeitura o Rio publicou no Diário Oficial desta terça-feira (16) uma determinação para a volta do funcionamento de 100% da frota de ônibus da cidade. A resolução nº 3296 já está em vigor.

 

Além dos ônibus comuns, a determinação se estende também para todos os veículos que operam no sistema BRT de corredores exclusivos.

 

Devido à pandemia do novo coronavírus, desde o dia 17 de março o prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) ordenou que os ônibus comuns e do BRT só podiam circular com passageiros sentados. 

 

Mas a medida não conseguiu impedir longas filas nos BRTs, mesmo após mais de dois meses da divulgação do decreto. Nesse meio tempo, a prefeitura do Rio alegou ter feito fiscalizações e emitido multas, mas não teve sucesso em conter as aglomerações no transporte. E agora, a resolução que permitia a redução de frota na capital fluminense foi finalmente revogada. 

 

Mesmo problema em outras capitais

O efeito negativo das medidas que, desde o início da pandemia limitaram a oferta do transporte público aos poucos parece estar sendo melhor avaliado por especialistas e pelas autoridades em várias cidades do país. 

 

Antes mesmo da capital fluminense, ontem (15) foi a vez da prefeitura de Macapá (AP) autorizar, por meio de decreto, o retorno da totalidade dos ônibus que devem circular na cidade.

 

Também nesta terça (16), o governo estadual de São Paulo publicou determinação para o retorno do funcionamento de toda a rede de trens e ônibus sob seu controle, em caso de haver aumento de demanda de passageiros. Assim, as frotas dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, os trens da CPTM e o Metrô, além de monotrilho, poderão chegar a 100% do que operava nos dias anteriores à quarentena pela covid-19.

 

Já no Recife, os ônibus continuam circulando em número reduzido e em reação os motoristas e cobradores do sistema da região metropolitana fizeram na manhã de hoje uma manifestação. Eles também exigem a volta imediata de 100% da frota escalada de antes da pandemia.

 

Leia também:
Baixa oferta dificulta retomada do transporte público
Retomada em SP pode aumentar contaminação no transporte público
Volta do transporte público provoca greve de fome na Bolívia
Lotados, ônibus na Grande BH expõem usuários a riscos
Transporte lotado é o "nó" para enfrentar a pandemia, avaliam paulistanos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário