Como os estados vêm buscando frear o coronavírus no transporte público

Para impedir o avanço do covid-19, governos estão adotando medidas que alteram rotina de mobilidade da população. Veja algumas delas, em cada estado

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 16 de março de 2020

Porto Alegre: mesmo antes de medidas oficiais, tre

Porto Alegre: mesmo antes de medidas oficiais, trem é limpo

créditos: Angelo Pieretti/Trensurb

Governo federal, estados e municípios anunciaram diversas medidas para tentar conter a transmissão do coronavírus no Brasil. Isso afeta escolas e universidades, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos, eventos e, evidentemente, o transporte público. 

 

No Mobilize, reproduzimos a seguir a parte da reportagem do portal G1 que traz as últimas medidas adotadas por órgãos do serviço público de governos para trazer um pouco mais de segurança ao transporte coletivo. As ações nas outras áreas, também estão na matéria, e podem ser vistas clicando aqui. 

 

Veja abaixo as medidas que alguns estados já puseram em vigor a partir desta segunda-feira (16). A lista começa com São Paulo e Rio de Janeiro, onde já há transmissão comunitária (que são casos em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus), e segue em ordem alfabética. 

 

São Paulo

Funcionários que trabalham em bilheteria do transporte público passarão a utilizar luvas e terão álcool gel à disposição. Foi reforçada também a necessidade do uso de máscara, luvas e óculos de proteção nos atendimentos de primeiros socorros. Ônibus serão higienizados pelo menos duas vezes ao dia. 

A higienização de trens e estações, que já ocorre diariamente, será intensificada, como também a dos banheiros — haverá uma atenção maior para a reposição de sabonetes. Os passageiros receberão orientações pelos monitores de TV existentes no interior dos trens por meio de mensagens institucionais, e os lojistas estabelecidos nas estações receberão comunicados com dicas de higienização de seus espaços. 

O Metrô liberou para home office todos os funcionários com idade igual ou superior a 70 anos e aqueles que retornaram de viagens a outros países, suspendeu reuniões e treinamentos presenciais e vai custear parcialmente vacinas contra a gripe para os empregados com menos de 55 anos. 

A CPTM intensificou a higienização, que é diária, nas estações e nos trens, assim como a fiscalização de reposições de itens de limpeza dos banheiros públicos, como sabonete, papel higiênico e papel toalha. Todas as estações possuem cartazes informando os meios de se prevenir contra a doença. Também são divulgadas as orientações por meio de avisos sonoros nos trens e estações e nos monitores de TV. A CPTM liberou para home office todos os funcionários com idade igual ou superior a 70 anos e aqueles que retornaram de viagens a outros países. Foram suspensas reuniões e treinamentos presenciais. A CPTM cancelou todas as viagens do Expresso Turístico por tempo indeterminado. A Companhia também suspendeu as vendas de bilhetes para as próximas datas do passeio e informa que irá anunciar as regras para remarcação ou pedido de reembolso.  

 

Rio de Janeiro
Há a recomendação para ônibus e BRTs evitarem superlotação. Foi recomendado às empresas que adotem jornadas de trabalho alternativas (indústria, 1º turno, às 6h; comércio, às 8h; e serviço, às 10h), para evitar superlotação. A SuperVia informa que realiza, desde o último sábado, um trabalho especial de desinfecção e limpeza dos trens, como forma de prevenir o contágio por coronavírus. Mesma medida foi adotada nas embarcações e estações, informa a CCR Barcas (foto abaixo).  

 

 Foto: Trensurb/Divulgação


Alagoas

Na rodoviária de Maceió, foram instalados repositores com álcool gel para higienização pessoal dos passageiros. Os funcionários trabalham com máscaras. 

 

Distrito Federal

Horários permanecem os mesmos e serviço não muda. No entanto, há a recomendação para ônibus e metrô circularem com as janelas abertas. Veículos também devem passar por “limpeza profunda” no início do dia e higienização a cada viagem. 

 

Goiás

O transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia tem limpeza reforçada. Alguns servidores devem trabalhar de casa ou respeitar novas escalas para evitar aglomerações. 

 

Paraná

A Prefeitura de Curitiba anunciou que vai instalar recipientes com álcool gel nas estações-tubo e terminais para os cobradores. Afirmou ainda que vai reforçar a higienização dos ônibus e na limpeza dos veículos nas garagens e que fará uma campanha informativa para os usuários do sistema público de transporte.

 

Leia também:
O desafio da mobilidade em tempos de Covid-19
Coronavírus: os riscos para quem usa o transporte público
Em Porto Alegre, ônibus vão circular com as janelas abertas
Coronavírus: metrôs e ônibus devem ser desinfetados a cada viagem


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário