Volta do transporte público provoca greve de fome na Bolívia

Cidades bolivianas retomaram ontem (25) o serviço de transporte coletivo, mas temor de agravamento da pandemia por covid-19 gera protestos dos profissionais da saúde

Notícias
 

Fonte: Estado de Minas/ AFP  |  Autor: Estado de Minas  |  Postado em: 26 de maio de 2020

Moradores de El Alto embarcam em uma van

Moradores de El Alto embarcam em uma van

créditos: El Alteno

Autoridades de algumas cidades bolivianas começaram nesta segunda-feira (25) a ordenar a retomada do transporte público. Em reação, vários sindicatos dos setores de saúde iniciaram uma greve de fome em protesto. O temor desses profissionais é que o relaxamento aumente as infecções por coronavírus. 

 

As cidades de El Alto (vizinha à La Paz), Cochabamba (no centro do país) e Potosí (a sudoeste) retomaram os serviços de transporte coletivo, embora com limitações, em meio à emergência sanitária em vigor desde 17 de março.

 

Os ônibus podem operar com 40% a 50% de sua capacidade ou em turnos durante a semana. La Paz, sede dos poderes Executivo e Legislativo, se prepara para o retorno do serviço na segunda-feira, 1º de junho.

 

Quarentena

O governo decretou a quarentena em março com a suspensão do trabalho público e privado, exceto os emergenciais, e fechou as fronteiras, medidas que devem ser suspensas, segundo estimativas iniciais, em 31 de maio.

 

O governo da presidente interina Jeanine Áñez enfrenta forte pressão de sindicatos de camponeses, indígenas, motoristas e comerciantes para que promova flexibilização das restrições. Alguns setores pedem a renúncia da presidente.

 

No município de El Alto, os micro-ônibus de passageiros circulavam em plena capacidade, apesar do compromisso de operar com a metade. "Alguns veículos chegaram com 14 passageiros, o total de sua capacidade", disse Fernando Flores, secretário de transporte municipal.

 

A normalização das atividades preocupa profissionais da saúde, que temem uma explosão no número de contágios. Eles denunciam a falta de condições para enfrentar a pandemia devido a mecanismos insuficientes de biossegurança.

 

"A quarentena é flexibilizada e não estamos prontos para lidar com o aumento iminente de casos de covid-19 em La Paz", disse o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema de Saúde no Twitter.

 

Enquanto a Bolívia caminha para a normalização, em meio a temores, o Congresso se prepara para formar uma comissão para investigar a compra de 170 respiradores espanhóis superfaturados. Por esse motivo, o Ministro da Saúde foi demitido e preso preventivamente pelo período das investigações.

 

Na Bolívia, o coronavírus infectou mais de 6.200 pessoas, com 250 mortes.

 

Leia também:
Como as cidades latino-americanas sairão da pandemia
Como a pandemia está transformando a mobilidade urbana
Metrô e ônibus lotam no primeiro dia de relaxamento no Reino Unido
Na China, ônibus são higienizados com luz UV-C
Uma cabine, para proteger motoristas e cobradores


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário