Que velocidade atingem os trens de passageiros no Brasil?

Confira quão rápidos ou lentos são os diferentes sistemas sobre trilhos no país - trens, metrôs, VLTs - em levantamento feito pelo site ViaTrolebus, que aqui reproduzimos

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Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 28 de setembro de 2022

Trens de passageiros no Brasil não ultrapassam os

Trens de passageiros no Brasil não ultrapassam os 100 km/h

créditos: Divulgação/ANPTrilhos

O transporte sobre trilhos no mundo pode alcançar grandes velocidades, como em alguns casos na China onde os trens chegam 350 km/h. O que determina a rapidez são basicamente três fatores: o modelo do trem, da via férrea, e o tipo de atendimento. 

 

Não é viável, por exemplo, uma ferrovia de alta velocidade em um trecho curto, que compreenda uma região metropolitana apenas. Uma tentativa de revitalizar o transporte de passageiros sobre trilhos em longa distância chegou a ser feito, em São Paulo, durante o governo Quércia (1987-1991). O trem chegou a 164 km/h, mas os trabalhos acabaram resultando no rompimento dos pantógrafos da locomotiva e queda da tensão elétrica do sistema devido à sobrecarga de energia.

 

Reportagem sobre o teste de velocidade de trem em SP. Foto: O Estado de São Paulo/Arquivo

 

Na atualidade, vale destacar, os sistemas ferroviários de passageiros no Brasil não passam dos 100 km/h. Confira a seguir a velocidade dos vários transportes, de norte a sul:

 

 

Trem de turismo entre Curitiba e Morretes, no Paraná. Foto: Divulgação

8º lugar: Trem Curitiba-Morretes - 25 km/h

Trem que opera no Paraná, destinado ao serviço turístico e operado pela Serra Verde Express.

 

 

Veículo Leve sobre Trilhos, inaugurado em 2016. Foto: Divulgação

7º lugar: Metrô Recife e VLT Rio - 50 km/h

A sétima posição é dividida entre um sistema metroviário, no Recife, e o Veículo Leve sobre Trilhos, no centro do Rio

 

 

Em Natal, o VLT é um transporte com motorização diesel. Foto: Divulgação

 6º lugar: VLT de Natal - 60 km/h

Veículo leve operado pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), o VLT integra o sistema ferroviário da região metropolitana de Natal

 

 

Um trem de longo percurso liga Cariacica (Grande Vitória) a Belo Horizonte. Foto: Divulgação/Embratur

5º lugar: Trem Vitória-Minas e Estrada de Ferro dos Carajás - 65 km/h

Em quinto lugar, empatam em velocidade os dois trens de longa distância do Brasil: o primeiro com 905 km de extensão e o segundo com 892 km de extensão

 

 

Linha 5-Lilás opera desde 2002 e percorre 20 km na zona sul da capital paulista. Foto: Via Mobilidade

4º lugar: Linha 5-Lilás do Metrô SP - 75 km/h 

Esta linha do Metrô de São Paulo, entre os bairros Capão Redondo e Chácara Klabin, na zona sul, tem velocidade estabelecida a 75 km/h por questões de segurança, segundo fontes ouvidas pelo site Via Trolebus

 

 

Linha Amarela (SP), de sul a sudoeste, entre Luz e Vila Sônia, operada pela ViaQuatro. Foto: Digna Imagem/Clóvis Ferreira

3º lugar: Linha 4-Amarela (Metrô SP); trens metropolitanos da SuperVia (RJ); monotrilho da Linha 15-Prata (SP); MetrôRio; Metrô do DF; Metrô do Recife; Metrô de BH; VLT de Santos (SP); VLT de Maceió; VLT de João Pessoa - 80 km/h

O maior grupo de sistemas sobre trilhos, que engloba trens urbanos, metrô e veículos leves sobre trilhos, aparece na terceira posição no quesito velocidade

 

 

Primeira linha de metrô de SP, inaugurada em 1974. São 20,2 km de trilhos e 23 estações. Foto: Rovena Rosa/EBC

2º lugar: Metrô de São Paulo - 87 km/h

O maior e mais antigo metrô do Brasil, operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, aparece na segunda posição em velocidade

 

CPTM opera 7 linhas e transporta em média 1,9 milhões de passageiros/dia, segundo a companhia. Foto: Divulgação/CPTM

1º lugar: CPTM e Trensurb - 90 km/h;

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Trensurb de Porto Alegre estão na primeira posição com os trens mais velozes. No caso da CPTM, vale para todas as linhas administradas pela estatal

 

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