Governo publica edital para privatização do metrô de BH

Edital foi publicado nesta sexta-feira (23) pelo BNDES. Processo integra programa de desestatização dos sistemas de trilhos da CBTU. Certame ocorrerá em 22 de dezembro

Notícias
 

Fonte: BNDES  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de setembro de 2022

Composição do metrô de BH, operado pela CBTU

Composição do metrô de BH, operado pela CBTU

créditos: Charles Torres/BH Uma Foto por Dia


Foi publicado hoje (23) pelo O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o edital para a concessão do metrô de Belo Horizonte. O projeto engloba a gestão, operação e manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (Novo Eldorado–Vilarinho) e a Linha 2 (Nova Suíça-Barreiro), que será construída. O leilão está previsto para o dia 22 de dezembro, na B3, em São Paulo.

De acordo com o edital, o investimento total estimado do projeto é de R$ 3,5 bilhões, ao longo dos 30 anos do contrato de concessão. Sairá vencedor do leilão a proponente que oferecer o maior valor para a aquisição das ações. O lance mínimo é de R$ 19.324.304,67.


O aporte previsto inclui a requalificação e ampliação da linha existente em mais uma estação (Novo Eldorado, no município de Contagem), assim como a construção da Linha 2, que terá sete novas estações e 10,5 km de extensão. Os estudos indicam que após os investimentos o sistema deve beneficiar cerca de 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2. A previsão é que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do 4º ano da concessão e que todas estejam operacionais no 6º ano, ou seja em 2029.


Hoje, o sistema é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e tem apenas uma linha, que atende aos municípios de Belo Horizonte e Contagem, com 19 estações e 28,1 km de extensão. 


Leia o edital de concessão:




Leia também:
Expansão do metrô de BH só deve ficar pronta em 2029
Em BH, prefeitura promete inovações na mobilidade ativa
Onde estão os ônibus de Belo Horizonte?
Metrô do Recife: governo de PE erra na concessão


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário