Em São Paulo, "robô" vai inspecionar trilhos das Linhas 8 e 9

Equipamento fará análise de trilhos, lastro, solo e geometria das vias por onde circulam os trens urbanos

Notícias
 

Fonte: Via Mobilidade  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de julho de 2022

Equipamento Rail-pod em aferição de ferrovia nos E

Equipamento Rail-pod em aferição de ferrovia nos EUA

créditos: Rail-Pod


A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação das Linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda, na Região Metropolitana de São Paulo, divulgou nota sobre a adoção de um "robô" na inspeção das vias permanentes, em outras palavras, o solo, as pedras de lastro, os dormentes e trilhos.

 

O equipamento de inspeção, da empresa RailBotic, fará a análise da geometria de via permanente das duas linhas, a cada três meses, por dois anos. Com a nova tecnologia, estão sendo monitorados todos os elementos que compõem as superfícies por onde os trens circulam. A geometria de via leva em consideração diversos fatores, como o espaçamento entre os trilhos (bitola), raio de curva, elevação da via e nivelamento, entre outros.

 

O "robô" faz o mapeamento das vias por meio de diversos sensores e os ds dados coletados são armazenados para posterior análises qualitativas e quantitativas, que podem ser utilizadas na tomada de decisões por parte das equipes de manutenção.


A inovação vem após a empresa enfrentar uma série de falhas em trens e nos sistemas de alimentação das duas linhas, que antes eram operadas pela estatal CPTM.


Leia também:
Consórcio assume linhas de trens urbanos em SP
Após concessão em SP, linhas de trens urbanos têm falhas e morte
Governo paulista e Via Mobilidade, uma "semiconcessão"?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário