Após concessão em SP, linhas de trens urbanos têm falhas e morte

Via Mobilidade começa a operar linhas da RMSP com notícias de acidentes: num mesmo dia, trem da linha 8-Diamante bate na estação e funcionário morre com descarga elétrica

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Sintaema  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de março de 2022

Trem perdeu freio e bateu em mureta na estação Júl

Trem perdeu freio e bateu em mureta na estação Júlio Prestes

créditos: Reprodução/Usuário


No dia 10 de março, durante o turno da madrugada, um agente de manutenção da concessionária Via Mobilidade recebeu uma descarga elétrica quando fazia reparos em uma cabine primária de energia do sistema. O funcionário, um haitiano de 36 anos morreu. Também na manhã desse mesmo dia, um trem da Linha 8-Diamante da CPTM perdeu o freio e bateu na mureta de contenção da estação Júlio Prestes, danificando a plataforma e deixando duas pessoas feridas.

 

Dois dias antes, em 8 de março, trens da Linha 9-Esmeralda, também operados pela ViaMobilidade, circularam com velocidade reduzida e intervalos maiores entre as estações Autódromo e Jurubatuba, para grande transtorno dos passageiros. Agora, a promotoria de Justiça do Consumidor apura a situação ocorrida nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

 

Acidentes e fatalidades como esses levantam suspeitas sobre como vem sendo feita a transição do serviço pela concessionária, que assumiu o controle da linha há pouco mais de um mês. A transferência da linha, antes operada pela CPTM, à iniciativa privada, foi concluída em 27 de janeiro de 2022, mediante um contrato de parceria público privada com o governo do estado. E, segundo levantamento realizado pela TV Globo, os trens das linhas 8 e 9, operados pela Via Mobilidade, tiveram 24 falhas em 42 dias de operação - ou seja, uma falha a cada dois dias -, número maior do que em todo o ano passado.


Críticas à "privatização"
O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo (Sintaema) denunciou hoje (15) em nota no site da entidade o que os trabalhadores entendem ser um desmonte liderado pelo governo do estado de São Paulo, com "impacto nefasto para a população, causado pelo avanço da privatização", diz a nota. 

 

No texto, o Sintaema manifesta ainda a solidariedade da entidade aos familiares e companheiros de trabalho do funcionário da ViaMobilidade. “A privatização faz mais uma vítima fatal”, diz a nota. Os metroviários também informaram que irão “cobrar a investigação, apuração e a responsabilidade por esse lamentável acidente, que não pode passar impune”.

 

“Acidentes e fatalidades como essas nos alertam ainda mais sobre o problema da privatização, no qual o serviço é precarizado, o trabalhador é explorado e nenhuma medida é tomada para sanar os acontecimentos”, denunciou o Sindicato.

 

 

Leia também:
Consórcio assume linhas de trens urbanos em SP
Via Mobilidade responde sobre bicicletários nas Linhas 8 e 9
Linhas de trens da CPTM são concedidas à iniciativa privada
CPTM e Uber criam pontos virtuais nas estações
Brasil ampliou em somente 11% a rede de trens e metrô desde a Copa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário