CPTM e Uber criam pontos virtuais nas estações de trens

Solução foi implantada nas estações da CPTM para facilitar a integração de passageiros que usam os trens e os serviços de transporte por aplicativos

Notícias
 

Fonte: Assessoria da CPTM  |  Autor: Assessoria da CPTM  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2022

Trens da Linha 12 em estação da CPTM

Trens da Linha 12 em estação da CPTM

créditos: CPTM/STM

 
A Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e a Uber anunciaram hoje (3) uma parceria para a criação de pontos de embarque e desembarque virtuais em algumas estações de trem. A iniciativa tem como objetivo favorecer a integração entre os modais trens e viagens por aplicativo, com uso das baias e recuos das vias do lado externo das estações servindo como ponto de encontro entre passageiros e motoristas, de forma a aumentar a acessibilidade e a mobilidade nas chegadas e partidas dos passageiros.


O sistema funciona de forma que, ao abrir o aplicativo da Uber em uma estação, o passageiro é direcionado pela própria plataforma para locais específicos, facilitando o encontro com o motorista parceiro para o início da viagem. Esses "pontos virtuais" foram instalados em locais onde já existiam baias para veículos, em locais próximos aos acessos das estações, sem prejuízo à circulação de outros veículos e transporte coletivo de ônibus.


O acordo foi assinado em janeiro passado e nesta primeira fase do projeto os "pontos virtuais" estarão disponíves em dez estações de cinco linhas da CPTM: 

- Estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi;

- Estações Brás e Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa;

- Estações Guaianases e Suzano, da Linha 11-Coral;

- Estações Itaim Paulista e Jardim Romano, da Linha 12-Safira;

- Estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade;
 

A parceria também contempla as estações Osasco e Jardim Silveira, da Linha 8-Diamante; e Santo Amaro e Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda, recentemente transferidas para a concessionária Via Mobilidade. A proposta é ampliar os "pontos virtuais" para as demais estações de trens urbanos da RMSP.


Segundo a nota divulgada pela CPTM, o formato permite que outros serviços de aplicativos também possam fazer parte da ação no futuro.


Leia também:
Consórcio assume linhas de trens urbanos em SP
Bibi Mob, o "Uber público" de Araraquara (SP)
Faixa Azul para motos: o teste continua em SP
Brasil ampliou em somente 11% a rede de trens e metrô desde a Copa de 2014

Via Mobilidade responde sobre bicicletários nas Linhas 8 e 9


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário