Lançada licitação de ônibus da região metropolitana de SP

Governo abre processo para concessão do serviço que atende a mais de 2 milhões de passageiros diariamente na RMSP. Propostas serão abertas em 21 de novembro

Notícias
 

Fonte: STM (assessoria de imprensa)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de setembro de 2017

Ônibus elétricos do corredor ABD

Ônibus elétricos do corredor ABD

créditos: Divulgação EMTU

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos publicou no último sábado (16) no diário oficial o aviso da licitação para concessão dos serviços de transporte coletivo intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O sistema compreende o atendimento de linhas de ônibus e demais veículos de baixa e média capacidades, incluindo a operação e manutenção de garagens e terminais. 

Serão licitados os serviços para as cinco áreas operacionais (veja abaixo) da RMSP que abrangem 38 municípios, mais a capital paulista, num total de 562 linhas e uma frota de 4.599 ônibus. 

Segundo a STM, no intuit de aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos mais de 2 milhões de passageiros transportados diariamente, está prevista a expansão de linhas, melhoria da operação dos ônibus e da infraestrutura de terminais e sistema de bilhetagem. Além disso, parte dos veículos deverá contar com ar-condicionado, wi-fi, câmbio automático e motor traseiro. Para vencer a concorrências, as empresas deverão atenderem a esses requisitos e apresentar a menor tarifa. Poderão participar empresas individuais ou consorciadas e grupos internacionais. O prazo para concessão será de 15 anos. 

Edital
O edital e seus anexos estarão disponíveis a partir desta terça-feira (19) até 20 de novembro no site da STM www.stm.sp.gov.br e podem também ser retirados pessoalmente na rua Boa Vista, 175, 13º andar, bloco A, Centro, São Paulo, no Centro de Suporte Logístico da STM, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante a apresentação de mídia gravável ou dispositivo equivalente.

A sessão pública para recebimento e abertura das propostas será no dia 21 de novembro, às 11h, na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Atualmente, quatro áreas operam em regime de concessão e uma por sistema de permissão, que inclui os municípios do ABC (área 5).

Áreas que serão licitadas e respectivas cidades: 

Área 1: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. 

Área 2: Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. 

Área 3:  Arujá, Guarulhos, Mairiporã e Santa Isabel. 

Área 4: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. 

Área 5: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. 

Leia também:
Indicador avalia o ritmo de implantação dos transportes nas cidades
Moradores pedem faixas exclusivas também em rodovias da RMSP
Paulistano passa, em média, 1 mês e meio por ano preso no trânsito


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário