Chile terá trens considerados os mais velozes da América do Sul

Estatal chilena compra novas locomotivas para rota Santiago-Chillán. Os trens, de origem chinesa, atingem velocidade de 160 km/h, e entram em operação no segundo semestre

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo/ El País*  |  Autor: Folha de S. Paulo  |  Postado em: 28 de abril de 2023

Trens de alta velocidade comprados pela estatal ch

Trens de alta velocidade comprados pela estatal chilena EFE

créditos: Divulgação/@EFE Trenes de Chile (Facebook)

O presidente do Chile, Gabriel Boric, apresentou nesta semana dois dos seis trens adquiridos pelo governo, capazes de atingir a velocidade de 160 km/h e considerados os mais velozes da América do Sul.

 

Os trens devem entrar em operação no segundo semestre e percorrer o trajeto da capital, Santiago, a Chillán, cidade 370 km ao sul. Hoje a viagem é feita em aproximadamente cinco horas, e os novos veículos poderão concluir a rota em três horas e 40 minutos.

 

Segundo o jornal espanhol El País, a estatal EFE (Empresa de los Ferrocarriles del Estado) investiu US$ 70 milhões (R$ 351 milhões) na compra de seis trens de alta velocidade —os outros quatro serão entregues nos próximos meses pela companhia ferroviária CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation).

 

As novas locomotivas passarão por um processo de calibração e testes pelos próximos seis meses. Depois, substituirão os atuais trens da rota Santiago-Chillán, que serão utilizados em outros serviços.

 

Modernização 

O Ministro dos Transportes e Telecomunicações do Chile, Juan Carlos Muñoz, afirmou que as novas máquinas são as mais rápidas e modernas do continente.


Segundo projeções, com a entrada em operação dos seis trens de alta velocidade, o número anual de passageiros passará de 315 mil para 800 mil.

 

A modernização da malha ferroviária do Chile é uma das prioridades de Boric. Em junho passado, na primeira audiência no Congresso como presidente, prometeu triplicar o número de passageiros de trens no país até 2026. "O Chile merece recuperar sua tradição ferroviária", disse à época.

 

Segundo o presidente, o projeto de desenvolvimento ferroviário do governo recupera "o anseio transversal histórico de milhões de pessoas, para possibilitar uma ampla rede de trens no Chile".

 

Malha ferroviária

O transporte no Chile se dá principalmente por meio de longas rodovias que percorrem quase a totalidade do país ou, no caso das cargas, por via marítima entre portos. O país tem 4.500 km de extensão de norte a sul e hoje conta com apenas algumas centenas de quilômetros de rede ferroviária. Em 2023, a EFE transportou 55,9 milhões de passageiros, seu recorde histórico.

 

Ao longo da história, o uso do trem no Chile foi desigual: em 1972, no governo de Salvador Allende, houve forte impulso à malha ferroviária; mas durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) mais de um terço das ferrovias desapareceu. A partir dos anos 2000, trechos suburbanos foram fortalecidos, mas ainda falta impulsionar uma rota que una todo o país sul-americano. 

 

*Traduzido do jornal El País. Reportagem de Antonia Laborde

 

Leia também:
Nos EUA, ferrovias são convertidas em trilhas para caminhar e pedalar
Suíça quebra recorde com trem de passageiros mais longo do mundo
Que velocidade atingem os trens de passageiros no Brasil?
Trem Maglev chinês promete chegar a 600 km/h
Supervia desiste de operar os trens metropolitanos no Rio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário