Suíça quebra recorde com trem de passageiros mais longo do mundo

Com 1,9 km de extensão e 100 vagões, o fabuloso comboio completou sua viagem de 25 km pelos Alpes Suíços no último sábado (29)

Notícias
 

Fonte: Uol  |  Autor: Mobilize Brasil/ Uol  |  Postado em: 01 de novembro de 2022

Trem da RhB, com 1.910 m e 100 vagões, bate record

Trem da RhB, com 1.910 m e 100 vagões, bate recorde

créditos: Rhaetian (RHB)

Uma companhia ferroviária suíça bateu o recorde de "trem de passageiros mais longo do mundo" ao realizar no último fim de semana uma viagem de 25 km pela linha turística que percorre os Alpes.

 

O trem que quebrou o recorde mundial tem 1,9 km de comprimento e 100 vagões. Com a façanha, os empresários da Ferrovia Rhaetian (RHB) quiseram destacar as conquistas da engenharia suíça, e também marcar os 175 anos da belíssima estrada de ferro. 

 

Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 2008, a rota percorrida  é a Albula-Bernina, de Preda a Bergun, que passa por 22 túneis pelas montanhas, alguns deles em espiral, além de 48 pontes, incluindo um viaduto curvo, o Landwasser.  

 

A viagem toda durou mais de uma hora. No vídeo (abaixo) é possível acompanhar o trem de 25 seções na sua longa jornada cruzando os Alpes.

 

Apesar de alguns trens de carga ultrapassarem o da RhB, chegando a três quilômetros de comprimento, a composição suíça é a recordista entre as que fazem o transporte de passageiros, segundo a AFP, com "centenas de metros a mais" do que o antigo recordista, lançado nos anos 1990 na Bélgica.

 

Pontualidade suíça

A Suíça é um dos países com maior malha ferroviária no mundo, conhecida também pela pontualidade de suas viagens, de acordo com a France 24. O primeiro trecho de trem do país foi inaugurado em 9 de agosto de 1847, ligando Zurique a Baden, em um caminho de 23 km que leva 33 minutos para ser feito.

 

 

 

Leia também:
Que velocidade atingem os trens de passageiros no Brasil?
Trens poderão ajudar a capturar CO2 da atmosfera
Na Alemanha, tarifas de 9 euros atraem novos usuários aos trens
Trem Maglev chinês promete chegar a 600 km/h
Trem-bala no Japão cria "vagões escritório" para o trabalho remoto


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário