Governo de SP lança edital para 44 novos trens do Metrô

Propostas devem ser enviadas até 20 de março. Contrato de R$ 3,6 bi terá financiamento federal, do BNDES, com aporte parcial do governo de São Paulo

Notícias
 

Fonte: Secretaria de Transportes Metropolitanos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de dezembro de 2023

Novos trens deverão incorporar tecnologia e acessi

Novos trens deverão incorporar tecnologia e acessibilidade

créditos: Metro SP

O governo paulista abriu hoje (21) o edital de licitação para o fornecimento de 44 novos trens para o metrô de São Paulo. Os novos trens serão destinados principalmente à extensão da Linha 2-Verde, além das linhas 1-Azul e 3-Vermelha.


Trata-se de uma concorrência pública internacional, que ficará aberta até 20 de março (90 dias após a publicação do edital). O valor para aquisição das composições - R$ 3,605 bilhões - será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito do Credenciamento Finame (CFI), com participação também do governo estadual.


Podem participar da licitação empresas qualificadas e experientes na fabricação e fornecimento de trens. A empresa com menor preço será considerada a vencedora do certame e deverá apresentar o primeiro trem em 21 meses, com uma entrega de um trem por mês até o prazo de entrega da última composição, em 58 meses. Em seis oportunidades, serão fornecidos dois trens ao mês, no período de 24 a 48 meses.


Ampliação de frota
Conforme a nota divulgada hoje pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, a aquisição dos novos trens contribuirá para aumentar a capacidade de transporte, reduzindo o tempo de espera e proporcionando um fluxo mais regular de passageiros. 

O projeto, segundo a nota, vai priorizar a acessibilidade, "com vagões adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de transporte público. Os novos trens serão equipados com tecnologia de última geração, garantindo eficiência energética, segurança e conforto aos passageiros".


Calendário do Edital 

  • Data de lançamento do edital: 21/12/2023
  • Prazo para submissão de propostas: 20/03/2024
  • Com a finalização do edital, será feita a análise minuciosa de todos os documentos para posterior anúncio do vencedor da licitação.

Acesse o edital no site da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

 


 Leia também:
Via Mobilidade assina TAC sobre linhas 8 e 9 de São Paulo
Nova linha de metrô vai contornar Paris e conectar toda a cidade
Rio poderá ter metrô leve ligando o Galeão ao Centro
Santo Domingo testa nova linha de teleféricos urbanos
Como serão os trens do metrô de Bogotá



E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário