Rio poderá ter "metrô leve" ligando o Galeão ao Centro

Proposta foi divulgada por revista britânica como parte do projeto para a transferência de voos que congestionam o Aeroporto Santos Dumont

Notícias
 

Fonte: Railway Gazette/Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de abril de 2023


Uma nota publicada nesta semana pela revista britânica Railway Gazette anuncia que o governo do Rio de Janeiro estaria articulando um projeto no valor aproximado de R$ 2 bilhões para a construção de uma linha de "metrô leve" com 17 km de  extensão para ligar o Centro do Rio ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador. A nova linha - um VLT ou Monotrilho - seria um dos pontos incluídos na proposta apresentada ontem (25) ao ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) pelo governador Cláudio Castro e pelo prefeito Eduardo Paes, tendo em vista a transferência de parte dos voos do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão.


A linha partiria da estação Estácio do metrô, no Centro, e seguiria para o norte, atendendo ao Terminal Rodoviário Novo Rio, ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia, à Vila do João, ao bairro da Maré e à Universidade Federal da Ilha do Fundão. O tempo de viagem de ponta a ponta seria de 15 minutos, segundo as informações.


Conforme a nota, o metrô leve teria capacidade para atender até 130 mil passageiros por dia, incluindo o tráfego aeroportuário, local e turístico. Mais ainda: os viajantes com destino ao aeroporto poderiam despachar suas bagagens já na estação Estácio.

Premetro, o metrô leve de Buenos Aires Foto: Metrovias

 

Ainda segundo a revista britânica, a modelagem do projeto envolve uma concessão para a iniciativa privada e depende de um acordo para aplicar recursos pagos ao governo federal pela concessionária Changi, que opera o aeroporto do Galeão. A longo prazo poderá ser construída uma extensão de 3 km para atender outras partes da Ilha do Governador.


O traçado e as soluções tecnológicas apontadas ((VLT ou Monotrilho) parecem repetir a proposta divulgada em 2021 pelo governo fluminense para conectar os dois aeroportos cariocas. O Mobilize Brasil contatou o Governo do Rio de Janeiro mas não obteve confirmação das informações até o momento de fechamento deste texto.


Leia também:
VLPs já operam no pico da manhã em São José dos Campos (SP)
Um ônibus elétrico BYD começa a ser testado em Curitiba
Olton Hall: uma coleção de vídeos sobre trens, metrôs etc.
Metrô de Quito, inaugurado em janeiro, amplia operação experimental


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário