Linhas privatizadas em SP registram o triplo de falhas da CPTM em 2023

Dados das operadoras revelam: linhas de trem 8 e 9 (ViaMobilidade) tiveram 16 falhas operacionais. Já linhas 7, 10, 11, 12 e 13 (CPTM), cinco problemas, de jan/abril

Notícias
 

Fonte: Uol  |  Autor: Saulo Pereira Guimarães  |  Postado em: 17 de abril de 2023

Linha 13-Jade (sem falhas) vai de Eng. Goulart a G

Linha 13-Jade (sem falhas) vai de Eng. Goulart a Guarulhos

créditos: Divulgação/ CPTM

Operadas pela ViaMobilidade, as linhas de trem metropolitano 8-Diamante e 9-Esmeralda apresentaram o triplo de falhas que as administradas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) neste ano. As linhas 8 e 9 apresentaram 16 falhas de operação entre 1º de janeiro e 11 de abril. Nas linhas 7, 10, 11, 12 e 13, da CPTM, foram registrados cinco problemas.

 

Só a linha 9 registrou 12 falhas nos três primeiros meses do ano. O número é o maior entre todos os ramais de trem da região metropolitana de São Paulo. Problemas de sinalização, na rede aérea e no sistema de alimentação elétrica foram algumas das ocorrências registradas.

 

A linha 13-Jade (CPTM) não teve panes em 2023. O ramal conecta o Aeroporto de Guarulhos ao sistema de trilhos da região metropolitana e foi o primeiro a ser projetado, construído e operado pela CPTM. Inaugurada em 2018, a linha conta com três estações.

 

O sistema de trens da região metropolitana de SP apresentou 21 falhas desde o começo do ano. Os dados foram divulgados pelas operadoras na internet —mas podem ocorrer variações, já que, eventualmente, passageiros que seguram portas e outras situações podem entrar na conta de forma indevida.

 

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer privatizar quatro linhas de trem. Ele autorizou o início dos estudos para privatização das linhas 10, 11, 12 e 13. A melhoria dos serviços é um dos argumentos apresentados pelo governador a favor da privatização.

 

Quantas falhas cada linha apresentou em 2023? 

Linha 7-Rubi (CPTM): 1 falha 

Linha 8-Diamante (Via Mobilidade): 4 falhas 

Linha 9-Esmeralda (Via Mobilidade): 12 falhas 

Linha 10-Turquesa (CPTM): 1 falha 

Linha 11-Coral (CPTM): 1 falha 

Linha 12-Safira (CPTM): 2 falhas

Linha 13-Jade (CPTM): sem falhas.

 

Outras ocorrências

Foram realizadas 42 manutenções nas linhas privatizadas: 18 na linha 8 e 24 na 9. Entre as linhas não-privatizadas, houve apenas uma ocorrência do tipo, às 4h42 de 18 de fevereiro, um sábado, entre as estações Vila Prudente e Vila União da Linha 15 do monotrilho, operada pelo Metrô.

 

Além das falhas, linha 8 teve dois descarrilamentos. As ocorrências foram registradas às 10h07 do dia 16 de janeiro, perto da estação Júlio Prestes, e às 16h21 de 30 de março, perto da estação Lapa. Ninguém ficou ferido, mas uma mulher passou mal e precisou ser atendida em janeiro.

 

O que dizem os envolvidos 

Procurada, a Via Mobilidade informou que "vem investindo em melhorias nas linhas 8-Dimante e 9-Esmeralda desde o início da concessão em janeiro de 2022". 

 

De acordo com a concessionária, R$ 1 bilhão já foi investido nas linhas, que devem receber R$ 1,5 bilhão em 2023 e novos trens a partir de maio. Já o governo do estado informou que "os contratos de concessão preveem diversas obrigações e deveres das concessionárias para garantir o desempenho e a qualidade na prestação de serviço". Quando essas condições não são cumpridas, há "abertura de processos administrativos para a aplicação das penalidades".

 

Leia também:
Trem Intercidades (SP): publicado nesta sexta (31) o edital de licitação
Apesar das falhas em trens, Tarcísio diz que MP não governará por ele
MP faz vistoria nas linhas 8 e 9 de trens da ViaMobilidade
MP pedirá ao governo de SP que cancele contrato com ViaMobilidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário